Os serviços farmacêuticos avançados fazem parte do dia a dia da Drogaria Venancio, no Rio de Janeiro (RJ), desde 2014. Das 97 lojas atuantes, 63 trabalham com serviços clínicos atualmente.
A rede de farmácias cresceu 193% em serviços farmacêuticos desde 2020 e aumentou suas vendas em 403%.
Tudo começou em 2014, junto com o CEO da Clinicarx, Cassyano Correr, em parceria com Abrafarma, estruturaram e implementaram consultórios farmacêuticos para atendimento a pacientes, inicialmente com serviços de glicose, pressão e aplicação de injetáveis.
A Supervisora Farmacêutica, Renane Bernardes Ferreira, profissional da drogaria Venancio há 15 anos, acompanhou a evolução desses serviços. “Foi um crescimento financeiro, profissional que trouxe muito reconhecimento e capacitação”, conta.
Hoje, a drogaria trabalha com aplicação de injetáveis, acompanhamento de pacientes, revisão da medicação, testes rápidos, tudo com o Software de Serviços Farmacêuticos Clinicarx.
O Software conta com uma plataforma de atendimento, na qual a padronização dos processos garante a qualidade e segurança de cada atendimento na farmácia. São mais de 250 farmacêuticos atuando nas lojas da Venancio que podem ser acompanhados através do Painel Gerencial da Clinicarx.
Assista à entrevista completa abaixo!
A transformação no atendimento farmacêutico da drogaria Venancio
“A Clinicarx foi um divisor de águas”
Renane relembra os anos anteriores em que trabalhava com prontuário do paciente manual, tudo tinha de ser registrado à mão, o que dificultava a agilidade do atendimento e a otimização dos processos. Quando expandiram o escopo de atuação para os serviços clínicos, tudo mudou.
“A Clinicarx foi um divisor de águas”, afirma a supervisora farmacêutica, pois a plataforma possui um Prontuário digital do paciente, com histórico de atendimento onde todos os dados ficam registrados, tratamentos e procedimentos armazenados.
“Hoje, consigo acompanhar o paciente com facilidade, sei exatamente quais medicamentos que ele está tomando, a posologia, identificar a adesão ao tratamento”, conta Renane.
O calendário posológico da plataforma é uma ferramenta indispensável para a adesão ao tratamento, pois o paciente consegue visualizar todo seu tratamento, como tomar o medicamento da forma correta.
Esse benefício faz toda a diferença para a farmácia, já que é possível rastrear o histórico do paciente rapidamente através da plataforma, “ganhamos muito, enquanto gestor e orientador do tratamento”, afirma.
A prescrição de medicamentos isentos de receita também é um diferencial que agrega no atendimento farmacêutico. Na plataforma Clinicarx, basta inserir o sintoma do paciente e é gerada uma lista de medicamentos de acordo, são mais de 500 protocolos prontos na base de Prescrição SmartRx.
Para Renane, mesmo o farmacêutico que era inseguro para prescrever, consegue orientar e entregar a prescrição ao paciente, muitos pacientes retornam à Venancio para acompanhamento e o profissional sempre está à par do tratamento em andamento, através dos registros na plataforma.
A Clinicarx também oferece painéis de acompanhamento financeiro de performance de serviços, indicadores e análise de atendimento.
Essa funcionalidade garante o acompanhamento de cada loja, de tempo de consulta, padronização dos atendimentos, posso definir metas, objetivos, para os serviços. Para Renane, é uma análise importante para as farmácias, pois é possível demonstrar como os serviços farmacêuticos são rentáveis.
“Todo mundo ganha, o paciente, o farmacêutico e a empresa. Só veio a somar”.
A plataforma também emite documentos que agregam ainda mais valor ao atendimento. A Declaração de Serviço Farmacêutico, obrigatória pela RDC 44/2009, traz maior profissionalismo e reforça o estabelecimento como ponto de saúde com profissionais qualificados.
Para a farmacêutica da drogaria Venâncio, Aline Grabowski, os documentos gerados ao paciente são de suma importância tanto para a prestação de um serviço que atenda às suas necessidades, quanto do aporte clínico.
Os materiais, inclusive, oferecem ao profissional farmacêutico um direcionamento correto de acordo com os sintomas, como nos casos da anamnese dos testes de Covid-19.
O resgate da profissão com a atenção farmacêutica
Há mais de 15 anos na drogaria Venancio, Renane conta que a empresa sempre proporcionou o crescimento profissional e o investimento em serviços farmacêuticos.
“Se você me perguntasse o que eu acho da transformação da assistência farmacêutica avançada, acho que é um reconhecimento profissional”, afirma, “os Serviços Farmacêuticos trouxeram pra gente um resgate da profissão”.
Para a supervisora, os serviços farmacêuticos trouxeram um resgate da profissão, com a ampliação da atuação, com acompanhamento ao paciente, tratamentos, orientações, cada vez mais os farmacêuticos participam e se engajam na prática clínica.
A capacitação aumenta cada vez mais, em diversas áreas para o manejo clínico de situações diárias encontradas na farmácia, como vacinação e novos serviços em áreas diversas como nutrição, estética, entre outras.
Serviços como atualização da carteira de vacinação, revisão da medicação, avaliação de tabagismo, glicemia, pressão arterial, testes rápidos, todos compõem um escopo que faz grande diferença para a saúde integral do paciente.
Para Renane, a plataforma Clinicarx empoderou o farmacêutico, “todas as dificuldades que tínhamos com padronização, procedimentos operacionais padrão, dúvidas, encontramos rapidamente uma área de suporte técnico”, comenta.
Todos os serviços padronizados possuem seu Procedimento Operacional Padrão, desenvolvidos pelo corpo técnico da Clinicarx, então, tudo está sempre pronto para o profissional iniciar e começar a realizar os serviços farmacêuticos.