O momento de pós-COVID na farmácia deve estar focado na ampliação dos serviços clínicos para atender mais pacientes com continuidade no cuidado à saúde e prevenção.
Farmácias já vem se movimentando para prestar serviços clínicos primários desde muito antes do Covid. Consultas rápidas, check-ups, procedimentos de saúde, testes rápidos e vacinas já estão no radar do setor há vários anos.
A recente volta da procura por testes rápidos para COVID-19 também é uma oportunidade de estender o atendimento farmacêutico e oferecer procedimentos que possam servir de aliados ao rastreamento em saúde do paciente, fidelizando e mostrando o valor da sua farmácia.
Com a Covid, a explosão da demanda levou os números às alturas. Mas o fato é que as farmácias nunca deixaram de prestar outros serviços, mesmo no auge da pandemia.
Os testes Covid ocuparam 68% a 88% da agenda dos consultórios farmacêuticos, mas a cada vez que a pandemia diminui, cresce a participação dos outros serviços no volume total de atendimentos.
Agora, a pandemia chegou ao fim e o momento é de se pensar: como será o pós-COVID na farmácia?
Sendo a maior plataforma mais utilizada por farmacêuticos no Brasil para serviços clínicos e consultas, a Clinicarx desenvolveu um plano Pós-COVID para que farmácias e drogarias continuem atendendo mais pacientes com qualidade.
Pós-COVID na farmácia: planejamento e ações
A busca por serviços completos, rápidos e que resolvam o problema é a principal demanda de pacientes que encontram na farmácia um ponto de atenção primária à saúde. Por isso, o caminho é um processo de planejamento, implementação e administração desses serviços, e a Clinicarx oferece todas as ferramentas para você, farmacêutico, trilhar esse caminho.
Serviços pós-COVID na farmácia, protocolos e linhas de cuidado
O pós-COVID na farmácia é o momento de apostar em um mix de serviços principais que se expandem para mais 70 serviços únicos, como avaliações, procedimentos, check-ups, exames, vacinas, e muito mais.
A nova categoria de serviços clínicos foi desenvolvida de forma assertiva com foco no cuidado, acompanhamento e prevenção em saúde. Protocolos e planos de cuidado são padronizados para cada perfil de paciente e de forma intuitiva para que o farmacêutico faça a gestão de forma fácil e descomplicada.
Precificação de serviços
Média de preços dos serviços e combos com base em análise de mercado, dados nacionais e preços praticados para chegar ao valor mais coerente, justo e acessível de acordo com sua região e demanda de mercado, com foco na sustentabilidade da sua receita e aumento de faturamento.
Potencial de receita e faturamento
Análise de performance dos serviços, preços e ticket-médio, por atendimento diário, com planejamento financeiro focado no potencial de faturamento da farmácia para que você possa traçar um plano de crescimento e expansão do seu negócio.
Jornada do paciente
A jornada do seu paciente começa muito antes dele chegar ao seu balcão na farmácia e depois que o primeiro atendimento se encerra, ela continua. Por isso, o trade marketing é um grande aliado para a divulgação offline de seus serviços, sinalização e design interno da farmácia.
Além disso, a jornada digital do cliente deve ser uma prioridade, sua farmácia precisa estar presente nos canais digitais, facilite a chegada do cliente até o seu negócio, conte com a tecnologia e ferramentas práticas. Essa jornada híbrida já está padronizada na plataforma Clinicarx.
Operação em loja
Garantimos a qualidade e segurança do atendimento farmacêutico com a padronização de todos os serviços, com protocolos completos e específicos para cada procedimento, além de processos como emissão de laudo laboratorial, Declaração de Serviço Farmacêutico, cadastro de pacientes com registro único e histórico.
Software clínico de atendimentos e gestão de dados
Um software clínico garante atendimento seguro para o paciente e para o farmacêutico, com orientações guiadas através da plataforma, com todos os Procedimentos Operacionais Padrão atualizados sempre. Você pode fazer o gerenciamento do seu negócio através do nosso painel de KPIs, relatórios e integração.
Farmácias e drogarias tiveram papel fundamental no combate à pandemia da COVID-19 e agora é o momento de preparar seu ponto de saúde para o que vem a seguir para continuar cuidando da população, entregando serviços com qualidade e segurança.