A drogaria Geru, localizada em São Paulo, capital, nasceu de anos de dedicação e aprendizado para proporcionar o cuidado que os pacientes merecem.
Marcos Biasoli, farmacêutico e fundador da drogaria, começou a trabalhar na farmácia desde quando a farmácia ainda era um local de produção laboratorial dos medicamentos.
O farmacêutico acompanhou as fases de transição desde a esterilização das seringas de vidro até a introdução da seringa de plástico. Nos dias atuais, a farmácia chega em uma nova fase com outro tipo de protagonismo na sociedade: o atendimento em saúde à população.
A atenção farmacêutica integra desde a assistência ao paciente até o oferecimento de serviços clínicos acessíveis de extrema importância, inclusive, nos últimos dois anos de 2020 e 2021 frente a COVID-19. Marcos carrega essa missão como propósito.
Fidelização de clientes na drogaria Geru
“A Clinicarx é a melhor plataforma de serviços farmacêuticos que atende às minhas necessidades, entre outras ferramentas que experimentei.”
Há mais de 20 anos atuando como farmacêutico, Marcos sempre buscou aprofundar seu conhecimento teórico, como trabalhou em diversas farmácias, ele comprava livros para estudar por conta própria até a graduação.
Atualmente, possui sala de atendimento e realiza diversos serviços de saúde. “Uni o conhecimento teórico e técnico que eu já tinha ao longo dos anos de atendimento no balcão da farmácia aos pacientes, fidelizo meu cliente com um bom serviço.”
A maioria dos clientes que procuram a Drogaria Geru já conhecem o trabalho de Marcos e seu atendimento completo com qualidade.
Dessa maneira, o farmacêutico afirma que poucas vezes escuta reclamação sobre o preço do atendimento, pois os pacientes entendem o valor em saúde que é entregue.
A renda da farmácia vem, principalmente, em sua maioria dos serviços farmacêuticos oferecidos e cobrados.
A cobrança pelos serviços de saúde veio naturalmente e gradualmente. Com a conversa e compreensão dos pacientes de que esse atendimento farmacêutico com assistência leva tempo, dedicação, conhecimento clínico.
Marcos mostrou aos clientes que esse serviço faz a diferença e esse preço a ser cobrado faz sentido.
A fidelização de clientes foi gradual, paciente a paciente, mostrando a qualidade e benefício do serviço de saúde.
“As pessoas nos procuram quando elas já têm um problema de saúde, então eu implantei uma visão de que existe um trabalho que supre essa necessidade, com o decorrer do tempo, isso veio com retorno.”
A equipe da Drogaria Geru recebeu treinamento para serviços farmacêuticos e hoje utilizam a plataforma Clinicarx, escolhida por Marcos por ser a melhor entre as opções que ele estudou.
O cadastro de pacientes na plataforma torna a jornada na farmácia muito mais fácil, com o registro de procedimentos, dados da consulta, assim, quando o paciente retorna, basta o farmacêutico buscar o histórico e acessar as informações.
A assistência farmacêutica sempre esteve presente no dia a dia de Marcos na farmácia, com atenção, cuidado e orientação aos pacientes.
Os serviços de saúde foram implementados após anos de graduação e prática, nos quais ele fez a criação de protocolos e prontuários próprios, para que exista uma padronização.
Isso facilita e agiliza o atendimento e definição de condutas de tratamento, assim como a avaliação dos pacientes.
“Conquistei esse lugar e um paciente sempre me traz outro através da indicação aos amigos, pois sabe que o farmacêutico vai resolver seus problemas, conduzir sua medicação, entre os outros serviços”, afirma o fundador da drogaria Geru.
“Unir tecnologia e saúde é o caminho!”
Com os protocolos eletrônicos da Clinicarx, esse processo se tornou mais fácil e otimizou o atendimento no dia a dia.
Antes, o registro manual prolongava o tempo de atendimento e, agora, é possível registrar tudo de forma automática e atender cada vez mais pessoas.
Com o prontuário do paciente da plataforma é possível entender o caso rapidamente, pois tudo está registrado: medicamentos em uso, resultados das avaliações e acompanhamento.
Principais serviços oferecidos na farmácia através da plataforma:
- Manejo clínico;
- Assistência farmacêutico;
- Acompanhamento de pacientes;
- Orientação clínica;
- Terapia integrativa ortomolecular.
O farmacêutico também está em processo de reestruturação da loja e planejamento para oferecer testes rápidos, então, daqui a pouco, você já vai poder realizar testes laboratoriais remotos na drogaria Geru, em São Paulo (SP).
A educação continuada que a Clinicarx proporciona também é indispensável nesse caminho, para Marcos, é importante continuar estudando, para saber responder todas as dúvidas e resolver as necessidades do paciente.
Além disso, o farmacêutico destaca a possibilidade que a plataforma traz de trabalhar com os outros profissionais capacitados da área. Marcos destaca alguns dos principais benefícios que a Clinicarx trouxe para a drogaria:
- Facilidade de preenchimento de documentações;
- Suporte técnico;
- Materiais de marketing;
- Profissionais capacitados prontos para me atenderem;
- Serviços padronizados;
- Formulários de atendimento;
- Layout;
- Confiança e segurança em cada procedimento;
- Documentação para entregar aos pacientes;
- App do paciente.
A Prescrição Farmacêutica da plataforma também otimiza bastante o atendimento, o farmacêutico utiliza as prescrições de fórmulas e é flexível o uso do procedimento dentro do sistema, tanto para orientação quanto registro de posologia para o paciente.
A Declaração de Serviços Farmacêuticos da Clinicarx é um importante documento para os pacientes, principalmente para as crianças que já retornaram às escolas.
Marcos realiza o atendimento e avaliação de algumas crianças das escolas vizinhas da farmácia.
Assim pais e professores estejam cientes da condição de saúde da criança, se é necessário algum acompanhamento ou encaminhamento médico.
“Muitos serviços padronizados na Clinicarx facilitam nosso dia a dia, principalmente os formulários e questionários de anamnese que auxiliam no entendimento das necessidades e condições clínicas do paciente”, comenta.
Para o farmacêutico, a assistência farmacêutica é extremamente fundamental, pois, segundo Marcos, é justamente no balcão da farmácia que você capta seus pacientes, é a principal fonte, o primeiro contato com o cliente.
Hoje, Marcos também oferece parte do atendimento de forma remota, ele atende e realiza a anamnese via online aos pacientes para prestar orientações e, se necessário, agenda a consulta presencial na farmácia.
“Todo farmacêutico deve saber identificar a necessidade do seu paciente, orientar e encaminhar o atendimento”.
Através desse contato, é possível fazer o paciente entender que, além de existir um problema, existe uma solução que pode ser realizada na consulta, é nesse momento em que o farmacêutico demonstra o profissional capacitado e confiante que é.
Sua farmácia pode ser referência em saúde e seus pacientes irão lembrar de você!
Ofereça serviços de saúde na sua drogaria, também, com a Clinicarx. É gratuita e ilimitada!