Você quer prestar o serviço de vacinação na sua farmácia e/ou se especializar no assunto?
Não só na farmácia com o serviço de vacinação, mas em qualquer âmbito profissional, há uma imensa concorrência no mercado atual. Com isso, para se destacar e ter um diferencial competitivo, é necessário se especializar cada vez mais na área.
Infelizmente, a realização de uma graduação não é mais suficiente para garantir o sucesso na carreira. A busca pela capacitação, pelo conhecimento e pela melhoria deve ser constante. Por isso, é fundamental buscar aprender mais a cada dia através de cursos e especializações para poder crescer na carreira.
O que os seus concorrentes estão fazendo?
Segundo o portal Panorama Farmacêutico, com o avanço de 62% no número de salas de atendimento clínico em farmácias do país, cresce também a busca de profissionais por especialização em serviços de cuidados farmacêuticos.
De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), mais de 16 mil farmacêuticos já concluíram algum curso de capacitação ou graduação dentro do programa de certificação da entidade, nas modalidades online e presencial, entre 2016 e 2019.
Cassyano Correr, farmacêutico, coordenador de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma e fundador do Clinicarx aponta que “A farmácia é a porta de entrada do sistema de saúde para a população brasileira, contribuindo para a prevenção de doenças. A transformação nesses estabelecimentos só é possível com a especialização e conhecimento científico desses profissionais”.
Por quê o curso de vacinação é obrigatório para farmacêuticos?
Em 2018, o Conselho Federal de Farmácia publicou a Resolução 654, que dispõe sobre os requisitos necessários à prestação do serviço de vacinação pelo farmacêutico.
Esta resolução criou a figura do “farmacêutico vacinador”, isto é, estabeleceu que o profissional deve passar por um curso presencial de capacitação antes de estar autorizado a aplicar vacinas.
O CFF é responsável por credenciar cursos de formação em vacinação, caso o curso não seja oferecido por uma universidade. O farmacêutico deve realizar o curso e procurar seu Conselho Regional para averbar sua formação, passando a estar apto para prestação do serviço.
Confira alguns cursos disponíveis de formação nesse serviço:
IBRAS: Capacitação em Serviços de Vacinação em Farmácias: da implantação à segurança na prática da aplicação
De acordo com o IBRAS, o curso tem por objetivo tornar os farmacêuticos aptos a implantar no seu consultório farmacêutico o serviço de aplicação de vacinas, bem como na própria farmácia. Os alunos aprendem todos os requisitos e cuidados para a segurança na aplicação dos medicamentos.
Se interessou? Entre em contato com: [email protected].
Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM)
A SBIM oferece cursos gratuitos sobre princípios básicos de imunização, vacina meningocócica, vacinação em idosos, entre outros.
São cursos à distância, por isso não são suficientes para credenciar o farmacêutico para a vacinação. A formação online deverá ser complementada por curso presencial prático, oferecido por instituição reconhecida.
Abrafarma
A Abrafarma oferece cursos livres online de educação continuada na área dos serviços farmacêuticos, com certificação aos profissionais aprovados, com a chancela da Abrafarma.
Há um curso exclusivo sobre “Imunização e administração de vacinas” que vale a pena conferir!
Da mesma forma, o curso online deve ser complementado por curso presencial de aplicação de vacinas para permitir o credenciamento junto ao CRF do seu estado.
Não para por aí! Nós entregamos mais uma chave de sucesso pra você!
Confira algumas dicas sobre o serviço de vacinação
Além disso, o que mais podemos oferecer para os seus serviços?
Na Clinicarx, elaboramos um sistema único para controle e registro de aplicações de vacinas na farmácia.
O sistema aumenta a segurança do gesto vacinal, informando ao farmacêutico quais vacinas estão recomendadas para o paciente, que doses já tomou, que doses faltam. Automaticamente identifica as características como idade, sexo, gestação e evita orientações incorretas. Além disso, você pode consultar as informações técnicas mais importantes sobre cada vacina.
Tudo de forma automática!
Selecionada a vacina que o paciente precisa, o sistema irá lhe guiar por algumas perguntas de segurança, alertando sobre situações em que é melhor não aplicar a vacina. Se tudo estiver ok, você seguirá para a aplicação.
Na aplicação, via de administração e local de aplicação são recomendados automaticamente. Não há risco de você aplicar no lugar errado.
Ao final, você fornecerá uma declaração da aplicação ao paciente, sua carteira de vacinação digital e terá todas as informações organizadas para envio ao SI-PNI.
Quando o conhecimento e a experiência do profissional se aliam à tecnologia, os processos se tornam mais simples e seguros. Na correria do dia a dia, você garante que cada paciente/cliente tenha o melhor atendimento de forma prática, rápida e segura!
Nós organizamos tudo para que você ofereça serviços de saúde na sua farmácia.
Para saber mais sobre o serviço de vacinação confira esses artigos:
Posso aplicar essa vacina? Como fazer o serviço de vacinação na farmácia
Vias de administração das vacinas: formas e aplicação
Conheça as diferenças nas vacinas do setor público e privado
Vacinação: confira as farmácias que já oferecem esse serviço