Dengue, Zika e Chikungunya são as arboviroses mais comuns, são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. Os vírus causadores dessas doenças são transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado.
O Brasil é um país que apresenta vários tipos de clima, predominando o clima quente e úmido na maioria dos estados. A proliferação dos mosquitos ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais.
Além de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, são doenças que apresentam alguns sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico. Entretanto, existem diferenças no quadro clínico que podem ajudar na distinção.
Diferenças entre Dengue, Zika, Chikungunya
Dengue
A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou grave, podendo levar à morte. Normalmente o primeiro sintoma da dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Seu início é repentino e pode durar de 2 a 7 dias. Pode vir acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, erupção, dor atrás dos olhos e coceira no corpo.
A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas. A principal complicação é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando a pessoa estiver com dengue.
Zika
Seu principal sintoma é o exantema (erupção na pele) com coceira, conjuntivite (olhos vermelhos sem secreção ou coceira), febre baixa ou ausência de febre, dor nas articulações, dor de cabeça e dores musculares.
Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias. A zika apresenta um risco maior, se comparada às outras arboviroses. Ela pode apresentar complicações neurológicas, como paralisia facial, fraqueza nas pernas, encefalites, Síndrome de Guillain Barré e outras mais. A microcefalia é uma das mais preocupantes, por atingir o recém-nascido ainda na barriga da mãe.
Chikungunya
O paciente também pode ter início súbito de febre, que pode ser alta, porém na maioria dos casos é menor que a febre causada pela Dengue. Já as dores musculares e dores e inchaço nas articulações dos pés, mãos, tornozelos e pulsos são muito mais intensas que nas outras doenças. Pode causar dor de cabeça e exantema (erupção na pele).
Os sintomas costumam durar de 3 a 10 dias. A principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.
Sintomas comuns da Dengue, Chikungunya e Zika
A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos: enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.
Como é o diagnóstico
O diagnóstico das arboviroses é clínico e feito por um médico. É confirmado por meio de exames laboratoriais de sorologia, moleculares ou testes rápidos. Os testes rápidos podem identificar essas infecções em poucos minutos.
A realização de teste rápido para identificação de marcadores imunológicos IgG e IgM é uma ferramenta que permite ao farmacêutico encaminhar e orientar o indivíduo oportunamente e que favorece o atendimento mais assertivo e com maior agilidade na tomada de decisão clínica, beneficiando o paciente.
Além disso, o teste rápido de antígeno para Dengue indica se o paciente está com infecção ativa ou não.
Cuidados e prevenção contra as doenças
Como a Dengue, zika e chikungunya são transmitidas pelo Aedes aegypti, é preciso combater o mosquito por meio de ações que exigem políticas públicas, mas também de forma coletiva e individual. Seguem algumas orientações:
- Mantenha bem tampados: Cisternas, caixas, poços, tonéis e barris de água;
- Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas;
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;
- Não jogue lixo em terrenos baldios;
- Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo;
- Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
- Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;
- Limpe as calhas com frequência;
- Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;
- Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência;
- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas;
- Sempre que possível evite o cultivo de plantas como bromélias ou outras que acumulem água em suas partes externas.
- Utilize repelentes e roupas com mangas compridas e cores claras, principalmente se você estiver no grupo de risco – crianças, grávidas e idosos. Também instale telas e mosquiteiros nas janelas e portas.
Existe ainda a vacina contra dengue, para uso na prevenção da dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue em indivíduos de 9 até 45 anos de idade, previamente infectados, que residem em áreas endêmicas. Para pacientes que não foram infectados previamente pelo vírus da dengue, a vacinação não deve ser recomendada.
O médico deve ajudar o paciente ou o responsável pelo paciente a determinar, antes da vacinação, se houve infecção prévia pelo vírus da dengue através de um teste sorológico ou teste rápido. Dengvaxia® é a única vacina aprovada no mundo que demonstrou segurança e eficácia na prevenção dos quatro sorotipos da dengue.
Com a Clinicarx você consegue fazer o registro da vacina aplicada, entregar a carteira de vacinação e fornecer o documento de vacinas recomendadas para a faixa etária do paciente em questão. Além disso, todas as vacinas aplicadas na farmácia/consultório ficarão registradas no histórico do paciente.
Ainda não há vacina contra Zika nem contra Chikungunya.
Exames rápidos para detecção
Testes de Dengue
Teste Dengue Anticorpos IgG/IgM
- Para pessoas com sintomas sugestivos de Dengue entre 3 a 10 dias (para pesquisa de anticorpos).
- Para pessoas residentes ou visitantes de áreas endêmicas nos últimos 14 dias, com finalidade de rastreamento.
Teste Dengue Antígeno NS1
- Indicado para pessoas com sintomas sugestivos de Dengue há > 1 dia (para pesquisa de antígenos). O teste para NS1 é um teste rápido, qualitativo, de detecção precoce – 1 a 3 dias de doença. Pode estar presente até 9-10 dias do início dos sintomas, mas sua detecção é mais difícil após a soroconversão.
Teste de Zika
- Teste de triagem indicado para pessoas com sintomas sugestivos de Zika há > 2 dias.
- Indicado para pacientes com risco de evolução para complicações da condição, como gestantes ou mulheres que desejam engravidar ou que estão fazendo procedimento de fertilização in vitro. Recém-nascidos com ou sem microcefalia (rastreio de infecção congênita) também tem indicação para passar por testagem com finalidade de rastreamento.
- Pessoas residentes ou visitantes de área endêmica até 14 dias antes do início dos sintomas,
- Pessoas que tiveram relações sexuais desprotegidas com outras que vivem ou que tenham viajado para áreas endêmicas,
- Pessoas que possuem vínculo epidemiológico com caso confirmado de infecção por Zika ou recém-nascidos de mães contaminadas.
- Teste de rastreamento também indicado a doador(a) de material biológico a bancos de células e tecidos.
Teste de Chikungunya
- Teste recomendado para triagem de pessoas com sintomas sugestivos de Chikungunya há > 2 dias.
- Indicado com finalidade de rastreamento em pacientes assintomáticos que pertencem ao grupo de risco para complicações: crianças menores de 2 anos de idade; idosos; doentes crônicos; gestantes; residente ou visitante de área endêmica nos últimos 14 dias.
Com a Clinicarx você pode emitir os laudos dos testes laboratoriais remotos (testes rápidos) e enviá-los por whatsapp e e-mail do seu paciente. Além disso, o cliente pode baixar o aplicativo para ter acesso aos documentos gerados de forma digital!