Está sem tempo para ler este artigo?
Escute o áudio completo com todo conteúdo:
Em janeiro de 2022 a Anvisa liberou o registro, distribuição e comercialização do autoteste de COVID-19 no Brasil. A previsão de chegada dos autotestes nas farmácias foi para início de março, logo após o carnaval. Inicialmente foram aprovados o registro de 6 patentes na Anvisa, entre swab nasal e saliva.
Os autotestes de COVID-19 disponíveis são para a pesquisa e detecção de antígeno de covid-19 e devem ser usados como triagem, para que seja interrompida a cadeia de transmissão do vírus e iniciado o isolamento.
O autoteste fornece um resultado orientativo mas não conclusivo para diagnóstico, sendo necessário a confirmação do diagnóstico em um estabelecimento de saúde, como farmácias, hospitais e laboratórios.
Após a onda de COVID causada pela variante ômicron, foi necessário encontrar uma alternativa para frear a contaminação em massa e com isso surgiu a aprovação do autoteste de COVID-19 no Brasil.
O início das vendas nas farmácias acontece em período estratégico, logo após o carnaval, uma das maiores festas brasileiras e, consequentemente, com maior aglomeração de pessoas.
Diagnóstico Precoce e Prevenção
O diagnóstico precoce permite que o paciente tome medidas de cuidado antes do agravamento de uma doença. O autoteste de COVID-19 pode contribuir para medidas de isolamento imediatas e monitoramento mais atento dos sintomas, consequentemente reduzindo novas infecções pelo vírus.
Em conjunto com a vacinação, o diagnóstico precoce é de grande importância para a saúde pública em geral, mas principalmente para a população em grupo de risco que pode ser afetada de maneira mais severa pela doença, permitindo um tratamento adequado, prevenindo a evolução do quadro da doença e diminuindo o risco de óbito. Com menos pessoas contaminadas, mais pessoas vacinadas, temos menos hospitais lotados.
O que fazer se o resultado do meu autoteste de COVID-19 der positivo?
Se o seu autoteste indicou resultado positivo, você deve se isolar imediatamente, usar máscara e avisar as pessoas com quem teve contato recente. O autoteste fornece um resultado orientativo, não excluindo a possibilidade de um resultado falso positivo, sendo necessário o comparecimento a um estabelecimento de saúde para confirmação do diagnóstico.
Vou viajar ou participar de um evento que exige apresentação de testes de COVID-19, posso usar o autoteste?
Não! O autoteste não fornece um diagnóstico e serve como triagem. Apenas testes realizados por profissionais de saúde e que apresentam laudos oficiais é que são aceitos como comprovantes. Para mais informações, consulte o documento oficial do governo sobre as orientações do autoteste.