Veja 6 dicas para farmácias independentes impulsionarem suas vendas e aumentarem o faturamento.
Quando o empreendedor pensa em novas fontes de renda para alavancar seu negócio sempre tem o desafio de ser extremamente assertivo. Entre as dicas que os grandes mentores de empreendedorismo trazem, esta é a primordial: na hora de empreender, realize primeiro os sonhos e desejos dos seus clientes!
Para trazer novas fontes de negócio é importante lembrar que isso envolve investimentos e não ter retorno (ROI) é algo que deve ser cogitado. Se você construir algo visando o que seus clientes precisam/procuram o sucesso é garantido, você só precisa ter calma e trabalhar o marketing e treinamento dos seus colaboradores.
Para que uma fonte de negócio seja implantada é importante ter uma conversa com as pessoas que estarão de frente com o seu público. O treinamento é a base do bom atendimento, fidelização dos clientes e do seu corpo técnico! Já imaginou o custo de trocar de farmacêutico frequentemente? Fidelizar os colaboradores também é importante para que seu negócio decole.
Já falamos da empatia no atendimento, agora vamos falar em como você direciona sua equipe para que Serviços Farmacêuticos sejam os novos protagonistas no seu faturamento.
6 dicas para farmácias independentes
Cultura de serviço
Seja atencioso com o que você pretende implantar. Quando falamos de serviços farmacêuticos temos que estar atentos à como será o atendimento, desde a espera para a consulta até o pós atendimento – tudo deve ser pensado para que sua farmácia proporcione essa experiência com excelência.
Faça com que a cultura da sua empresa seja igual para todos, direcionar sua equipe é importante, padronizar o atendimento de qualidade faz com que o sucesso seja certo.
Equipe engajada e capacitada
Capacitação não é exclusiva para seu corpo técnico, também é para os balconistas, caixas, todos os que podem ter contato com o cliente. Lembrando que a empatia e o bom atendimento aqui é a base para que essa nova fonte de negócio voe alto.
Para ajudar no engajamento, você pode incluir premiações, comissões, competições o que além de trazer reconhecimento financeiro, trás o reconhecimento profissional.
A Clinicarx disponibiliza cursos e treinamentos para os farmacêuticos, separe um tempo no dia a dia dos seus funcionários para focar na capacitação.
Portfólio adequado à loja
Entenda o poder aquisitivo e quais os serviços que você terá mais procura na localização da sua farmácia. Isso irá trazer respostas para os treinamentos, ofertas e atendimentos mais completos.
Esse tipo de estudo pode ser feito de acordo com o custo médio das compras e tipos de medicamentos que mais tem giro na sua farmácia. Com esse tipo de dado, você pode mudar e/ou adaptar a estratégia para alavancar a venda de mais produtos e, principalmente, fazer a venda consultiva de serviços.
Comunicação com o cliente
Essa é a hora que é criada a ponte com o seu cliente, é a hora que ele pode vir a se fidelizar e se tornar um paciente. O uso de linguagem amigável, de fácil compreensão e tom acolhedor é a melhor propaganda que você pode ter da sua farmácia.
Quando você fideliza um paciente, ou melhor, quando você faz um cliente se tornar um paciente, tenha certeza que ele irá fazer propaganda da sua farmácia e mais pacientes virão dessa fonte. O marketing do boca a boca ainda é o mais efetivo, acreditem.
Atendimento ao paciente
Leve em consideração os seguintes pontos de atenção:
- Treine seus profissionais e os tornem capaz de acolher, de serem empáticos;
- Oferta e realização de serviços de acordo com o que sua comunidade necessita;
- Ajudar a promover a solução para a dor do paciente;
- Agregar orientação de com telemedicina, caso seja necessário;
- Realizar o pós-atendimento;
- Já deixe agendada a próxima consulta para realizar o acompanhamento do paciente.
Divulgação e oferta de serviços farmacêuticos
É necessário tornar essa atribuição da farmácia em evidência para seus pacientes. Trabalhar o treinamento é importante, empoderar seu farmacêutico é primordial e o marketing vem para fechar essa tríplice aliança. Deixe evidente os serviços que estão disponíveis na sua farmácia e torne um hábito a oferta de serviços para pacientes crônicos.
O que é importante ter em vista é que trabalhamos no varejo, mas estamos ajudando pessoas a cuidar da saúde e viver melhor. Atendimento e profissionais capacitados são a base do sucesso no atendimento da sua farmácia.
Motivar esses profissionais pode ser um desafio no começo, mas depois será algo tão natural que você irá tirar de letra. A venda consultiva é algo que está em evidência no ramo farmacêutico e está na hora de fazer com que seus colaboradores estejam junto contigo nessa empreitada.
A divulgação dos serviços é algo que anda em paralelo com a capacitação e engajamento da equipe, para que os clientes tenham conhecimento do que pode ser feito e colocar a farmácia como o ponto de saúde que realmente é. O papel da farmácia como um ponto de saúde voltou a ser evidenciada com a pandemia, empodere sua farmácia do lugar que lhe é de direito.
Então, vamos recapitular: empatia, treinamento, empoderamento e marketing. São esses pontos que você precisa ficar atento para ter uma farmácia de sucesso.
A Clinicarx pode ajudar sua farmácia com treinamentos, tornar os atendimentos mais profissional, traz segurança para a condução do atendimento e disponibiliza uma lista de medicamentos que o farmacêutico pode prescrever. Assim o seu farmacêutico estará preocupado em atender com empatia e não em lembrar os POPs, posologias e qual anamnese seguir, a Clinicarx deixa isso tudo disposto de uma forma intuitiva.
O que acha de dar o pontapé inicial para o sucesso da sua farmácia com serviços farmacêuticos? Conte conosco, estamos aqui para ajudar.