Com duas lojas independentes, a Farmautil é um verdadeiro case de sucesso de farmácia clínica! Com seu modelo de negócio já bem estruturado, quando a pandemia começou, no início de 2020, a rede de farmácias distribuída no estado do Paraná já estava preparada.
Em 2019, antes mesmo dos casos de Covid terem um aumento exponencial no Brasil, a Farmautil já havia começado a utilizar os serviços da Clinicarx, automatizando processos das suas farmácias.
Há três anos como proprietário da Farmautil, o Yago Gabriel, conta que acredita que a farmácia clínica tem potencial para ir muito além. “Acreditamos na farmácia clínica como ações de promoção à saúde e preventivamente, também como auxílio ao sistema público de saúde”, afirma Yago.
Saiba como a Clinicarx ajudou a Farmautil a oferecer muito mais do que serviços farmacêuticos tradicionais e se tornar uma referência em farmácia clínica. Confira!
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Os principais desafios enfrentados pela Farmautil
Em serviços farmacêuticos tradicionais, é comum que a relação entre o farmacêutico e o paciente comece e termine no momento em que a prescrição médica é entregue ou o produto comprado, ou seja, um relacionamento pouco aprofundado.
“Principalmente para medicação e acompanhamento de pacientes, os pacientes vinham e perdiam os documentos impressos ou anotações e com a Clinicarx, tudo isso sempre ficou registrado.”, afirma Yago.
Nesse sentido, as anamneses e formulários guiados da Clinicarx auxiliam muito no atendimento, de acordo com Yago, para coletar mais informações do paciente e outros dados que talvez nem lembrassem de perguntar na hora, como o uso de outros medicamentos contínuos.
A partir disso, a prática de farmácia clínica da Farmautil ganhou muito mais visibilidade e agilidade.
Serviços que a Farmaútil oferece
Desde que a Farmautil passou a contar com a Clinicarx, em 2019, Yago conta que foi possível aumentar consideravelmente o leque de serviços oferecidos aos pacientes. Atualmente, eles oferecem:
- Pressão, Glicemia
- Aplicação de Injetáveis
- Testes Rápidos
- Perfuração de Lóbulo
- Check-ups de Saúde
- Bioimpedância
Além disso, trabalham com check-up pós-covid e estão implementando outros serviços farmacêuticos, inclusive, realizando treinamentos para que todos os funcionários da Farmautil, além dos profissionais farmacêuticos que fazem o atendimento clínico, mas também os balconistas que recebem os pacientes, possam atender de forma padronizada.
Dessa forma, quando o cliente chega no balcão da farmácia, todos os funcionários da Farmaútil já sabem direcionar, de acordo com as necessidades do paciente, para testes rápidos, saber explicar a diferença entre os exames e quais seus objetivos ou indicar qual tipo de serviço é o mais indicado para aquele caso específico.
Para Yago, a anamnese é um grande diferencial no atendimento, pois por meio dela é possível visualizar os problemas do paciente, registrar sintomas e dados importantes, para traçar um plano de saúde.
O fato de implementarem a plataforma antes do início da pandemia foi um ponto positivo, pois tudo já estava estabelecido com a Clinicarx, como o histórico do paciente, registros de atendimentos e procedimentos padronizados. Então quando a necessidade de testes rápidos atingiu o mercado farmacêutico, o estabelecimento do Yago já estava completamente preparado para atender a alta demanda.
A indicação de testes rápidos de acordo com o medicamento que o paciente toma também é uma prática para avaliar a situação de saúde e verificar a adesão ao tratamento, além de agregar valor financeiro para a farmácia.
Serviços mais procurados, além de Covid
Apesar do aumento de casos de Covid-19, e a consequente procura por testes rápidos em farmácias, outros serviços continuaram em alta na Farmautil:
- Pressão Arterial
- Glicemia Capilar
- Aplicação de Injetáveis
A Farmautil também está explorando a plataforma em toda sua integralidade, e implementaram um plano de serviços e melhorias para dar continuidade no atendimento farmacêutico, oferecem descontos e condições especiais para a cadência de serviços desde o primeiro atendimento até o acompanhamento em saúde e retorno.
Como a Farmaútil se tornou uma referência clínica
Desde que passou a contar com todas funcionalidades que a Clinicarx oferece, Yago conta que a Farmautil caminhou cada vez mais rápido para se tornar referência em farmácia clínica nas regiões em que abriu os dois estabelecimentos da farmácia.
“Nosso diferencial foi a referência clínica que obtivemos aqui na região, pois oferecemos serviços com atenção e cuidado a partir do conhecimento técnico e avaliação para colher todas as informações e histórico do paciente. Essa transparência é nosso principal diferencial, que trouxe credibilidade.”, conta Yago.
Inovações na Farmaútil com a Clinicarx
Além de ter automatizado toda sua estrutura de serviços farmacêuticos e impulsionado, consequentemente, o faturamento da Farmautil como um todo, bem como ter passado a padronizar o atendimento oferecido, Yago relata que a parceria com a Clinicarx melhorou em diversos outros aspectos.
“A relação de confiança foi o que mais notamos. A escolha pela nossa farmácia pelos pacientes, para acompanhamento e avaliação, a taxa de retorno é grande para reavaliações e entrega de relatórios da evolução da condição clínica no paciente. Aí a pessoa já pode levar ao médico esses documentos”, comenta.
Outro ponto importante que fez muita diferença na trajetória da Farmautil, foi a diminuição de retrabalho que a plataforma proporciona, pois tudo fica registrado, desde a primeira anamnese do paciente. Basta o farmacêutico iniciar o atendimento e buscar no histórico as últimas informações do paciente e da consulta.
“Por exemplo, se um paciente chegou para realizar um teste rápido e depois retornar à farmácia, conseguimos buscar os dados pela Clinicarx do primeiro atendimento, tudo o que foi perguntado e registrado de resposta do paciente está ali”, explica Yago.
Painel Gerencial Clinicarx
Yago conta de que forma utiliza o painel gerencial da Clinicarx no dia a dia de serviços farmacêuticos da Farmautil:
“Utilizamos para avaliar o desenvolvimento da equipe e as performances dos atendimentos, números diários, procedimentos feitos em cada consulta e identificar pontos de atenção para melhoria”. conta Yago.
Os indicadores são direcionamentos importantes que a plataforma proporciona. Principalmente em relação às métricas nacionais de comparação, isso é importante para visualizar como a farmácia está em relação ao mercado.
“Pelos números também é possível ver novas oportunidades e serviços que ainda não oferecemos mas estão sendo buscados no varejo farmacêutico”, aponta.
O paciente como foco principal
Todo o processo pelo qual a Farmautil tem implementado junto com a Clinicarx em seus estabelecimentos permitiu que a prática de farmácia clínica atingisse um de seus principais objetivos: priorizar o atendimento ao paciente.
“O atendimento se torna mais humanizado, principalmente com os protocolos padronizados, pois a atenção e cuidado são padrões em cada atendimento independente do profissional, em nível técnico, a padronização mantém a qualidade” conta Yago.
A consulta farmacêutica profissionalizada com a Clinicarx também facilita o processo no dia a dia, ao atender no balcão, por exemplo, é possível encaminhar o paciente para a consulta, para além das indicações no balcão.
Quando a farmácia inteira entende dos serviços que são oferecidos, isso facilita o processo e auxilia na credibilidade e qualidade dos atendimentos do início ao fim, em toda a jornada do paciente.
Os atendimentos da Farmautil são realizados através da abordagem direto no balcão, ou via sistema de agendamento online oferecido pela plataforma Clinicarx.
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