Está sem tempo para ler este artigo?
Escute o áudio completo com todo conteúdo:
O uso de ferramentas tecnológicas na farmácia tem ajudado farmácias a otimizar processos e acompanhar pacientes além da entrega de medicamentos, oferecendo soluções mais práticas e eficientes na sua saúde, graças à inovação tecnológica promovida por ferramentas automatizadas.
Tecnologias têm sido usadas em diferentes tipos de negócios para facilitar e melhorar as atividades realizadas no dia a dia dos colaboradores. A palavra tecnologia se refere à capacidade que temos de fazer uma atividade mais rapidamente, sem perder a qualidade.
O seu celular, por exemplo, também é uma tecnologia que serve para otimizar o tempo e o uso de atividades (conversar com alguém que está distante, ter acesso a informações em tempo real, organizar tarefas do dia a dia e outras funcionalidades).
O mesmo acontece com as farmácias. A diferença é que as funcionalidades terão outros objetivos e aqui você vai poder conferir o que há de inovação tecnológica na farmácia nos últimos anos, principalmente no período pós pandemia.
Durante a pandemia, o avanço tecnológico na farmácia tem crescido consideravelmente. Um dos principais motivos foi a necessidade de levarmos a forma como nos comunicamos para a internet. Isolados, precisávamos manter a vida acontecendo de alguma forma.
Agora com o fim da pandemia, toda a tecnologia desenvolvida até então viraram grandes benefícios e tem impactado diretamente na qualidade de vida das pessoas e na saúde do faturamento das farmácias. Vamos ver as principais novidades.
O que é inovação farmacêutica?
Inovação farmacêutica se refere ao que está sendo novidade na área farmacêutica. Toda vez que uma solução é criada e a sociedade é impactada de forma profunda e positiva, é considerado uma inovação. Por isso, no contexto farmacêutico, essa solução tem que ser algo que traga benefícios, tanto para o paciente, quanto para a farmácia.
As principais inovações que vêm acontecendo na farmácia estão bastante voltadas para o que o paciente precisa, porque é ele quem dita ao mercado farmacêutico o que está precisando.
Não quer dizer que ele vem até a farmácia e informa, mas que pesquisas e análises são feitas por especialistas e novas soluções são criadas, de acordo com as necessidades percebidas do nosso paciente.
Na atualidade, as principais categorias usadas para inovação tecnológica sobre o paciente são o atendimento, o registro dos seus dados de atendimento e as informações que são entregues a ele quando está para sair da farmácia.
Essas inovações ajudam a farmácia a ficar presente na vida do paciente, do momento que ele vai ser atendido até depois, quando está em casa. Assim, ele pode voltar mais vezes na farmácia para saber do progresso de sua recuperação. Um grande benefício mútuo entre farmácia e paciente.
Na parte da farmácia, exemplo de inovações são as plataformas chamadas de software as a service, soluções tecnológicas que ajudam a farmácia a gerenciar melhor seus produtos e serviços, recebendo relatórios de desempenho. Plataformas como essas ajudam a farmácia a criar estratégias com maiores chances de sucesso.
Novas tecnologias utilizadas em farmácias
As tecnologias que mais trouxeram inovação tecnológica na farmácia em relação ao paciente são
- prontuários eletrônicos
- cadastro de informações dos pacientes
- serviços farmacêuticos automatizados
- e algoritmos que guiam o atendimento e laudagem digital
Todas essas ferramentas facilitam o dia a dia, principalmente do farmacêutico, que está a frente do manejo dessas inovações tecnológicas com o seu paciente.
Se olharmos para a farmácia, como unidade de negócio, temos
- Plataformas para gestão de serviços de saúde
- Marketplace de serviços farmacêuticos que geram demanda para a farmácia
Tudo isso gera ainda mais prosperidade para a farmácia, porque entrega ao paciente aquilo que ele precisa e procura. Também, porque não atende apenas uma necessidade de saúde do paciente e, sim, porque mostra a ele que há outras etapas para concluir, se quiser melhorar sua saúde e ter mais qualidade de vida.
A parte não tão positiva é que muitas farmácias não se aproveitam dessas vantagens que a inovação tecnológica proporciona, seja por falta de informação ou pelo receio de custos altos. A boa notícia é que muitas plataformas de serviços de saúde permitem que você use gratuitamente para testar e ver resultados verdadeiros.
Caso tenha interesse em conhecer os benefícios de soluções tecnológicas na farmácia, use gratuitamente a Clinicarx, clicando na imagem abaixo.
Tecnologia farmacêutica como aliada da saúde
Como você pode conferir, a inovação tecnológica na farmácia ajuda a melhorar os processos que envolvem o cuidado da saúde do paciente. São inovações que trazem melhorias e alcançam resultados maiores, porque verificam constantemente as possibilidades de erro.
A tecnologia então ajuda tarefas manuais a serem feitas de forma mais automatizada, através do estudo de melhores práticas para fazer aquela função específica. Quanto mais funções uma tecnologia abraça, mais benefícios ela traz.
É por isso que a tecnologia acaba se tornando uma aliada, porque o objetivo é sempre trazer melhorias para atividades que fazemos com frequência.
Tendências de inovação tecnológica na farmácia
Neste mês de julho foi aprovado pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF) a telefarmácia. Algo que era esperado por muito tempo, pois permite o contato mais direto do farmacêutico com o paciente, sem ele sair de casa.
Essa é uma grande inovação tecnológica, porque o cuidado e acompanhamento do paciente na farmácia é facilitado quando é possível comunicar com ele mais facilmente. Assim como um enfermeiro presta assistência indo até a casa do enfermo, o farmacêutico pode compartilhar informações essenciais de qualquer lugar ao paciente.
Além da telefarmácia, algo que já está acontecendo e que vai trazer grandes benefícios à farmácia é a possibilidade de realizar agendamentos de serviços de saúde diretamente do computador, com data e horário marcado.
Todas essas inovações vão tornar a farmácia ainda mais tecnológica e referência, um hub de saúde, de fato.
Se você quiser saber mais de como tornar a sua farmácia um hub de saúde, clique aqui e baixe agora o ebook gratuito: “Farmácias Hubs de Saúde – o guia definitivo”.