As linhas de cuidado padronizam a organização do atendimento no sistema de saúde e descrevem a trajetória que o paciente deve percorrer.
Segundo dados divulgados em novembro de 2020 pela Pesquisa Nacional de Saúde realizada em 2019 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais da metade da população adulta (em torno de 52%) foi acometida por pelo menos uma doença crônica durante esse ano, dentre elas: diabetes, asma e pressão alta.
O farmacêutico tem muitas oportunidades para contribuir com a saúde pública e, para ter excelência em seu atendimento, pode contar com a Clinicarx para registrar todos os resultados e o progresso de seus pacientes.
O que são linhas de cuidado
As linhas de cuidado padronizam a organização do atendimento no sistema de saúde e descrevem a trajetória que o paciente deve percorrer, integrando ações e serviços desde a Atenção Primária até os serviços especializados. São como um “continuum” assistencial, como um caminho que o paciente faz dentro das redes organizadas de saúde.
Esse percurso assistencial pode ser definido por órgãos públicos de saúde, como o Sistema Único de Saúde (SUS), Ministério de Saúde e instituições médicas responsáveis, como Sociedade Brasileira de Cardiologia ou Diabetes. As linhas de cuidado são regidas por diretrizes de acordo com cada condição clínica e plano estabelecido.
Diferentes pontos de atenção de uma rede (nível primário, secundário e terciário) e seus sistemas de apoio podem desenvolver essas ações de acordo com seu campo de atuação. As linhas de cuidado tem como finalidade definir os fluxos assistenciais seguros para o paciente.
Cada serviço deve operar centrado nas necessidades dos pacientes. Os projetos ou planos terapêuticos partem do problema de saúde a ser resolvido ou tratado, que são um conjunto de intervenções e assistências.
As redes de saúde devem trabalhar de forma complementar nas linhas de cuidado respectivas a cada condição, por exemplo, desde as unidades ou pontos de atendimento à saúde primários até os encaminhamentos oportunos e consultas médicas.
Quais são as condições clínicas crônicas
As condições crônicas são problemas de saúde que afetam o paciente de forma mais prolongada que as condições agudas. São aquelas condições que permanecem por um longo período ou durante toda a vida do paciente e que demandam atenção e tratamento contínuos, de forma integrada e multidisciplinar.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas são dividas entre cardiovasculares, respiratórias, diabetes, alguns tipos de câncer e outras com diversos fatores de risco:
- Asma;
- Diabetes;
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Hipertensão Arterial;
- Câncer;
- Obesidade.
Para cada condição crônica, existem diretrizes específicas determinadas pelos órgãos de saúde, que devem ser seguidas pelos profissionais junto às linhas de cuidado com foco no bem-estar do paciente.
Ações do farmacêutico com o paciente crônico na farmácia
Enquanto ponto de atenção à saúde primária da população, na farmácia é possível realizar o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes que já fazem o tratamento médico. Além disso, com o conhecimento técnico deste profissional, oferecer orientações envolvendo mudanças nos hábitos de vida que afetam positivamente o quadro clínico são fundamentais.
Através dos Serviços Farmacêuticos, de acordo com as linhas de cuidados estabelecidas, o profissional farmacêutico atende e acompanha de maneira sistêmica, integrada e humanizada os pacientes portadores de doenças crônicas, tais como a diabetes, hipertensão e dislipidemias.
Como montar um plano de tratamento para pacientes crônicos
Existem diversas ações que o farmacêutico pode realizar na farmácia para auxiliar no tratamento de doenças crônicas, seguindo diretrizes e linhas de cuidados específicas para cada caso, no âmbito da atuação farmacêutica.
Aqui, vamos abordar quais procedimentos e exames você, farmacêutico, pode realizar na farmácia a fim de traçar um plano de tratamento para pacientes crônicos com base nos indicadores de saúde.
Diabetes Mellitus
No caso do Diabetes mellitus, o farmacêutico pode fazer o controle dos níveis de glicemia e avaliações a fim de identificar a efetividade do tratamento, assim como otimizar a adesão.
- Procedimentos para avaliação: Anamnese; Check-Up para Diabetes; Findrisc; Avaliação Antropométrica (AA).
- Exames de acompanhamento: Teste Rápido de Glicemia; Hemoglobina Glicada (HbA1c); Auto Teste de Glicemia Capilar.
- Prescrição farmacêutica de medidas não-farmacológicas: hábitos alimentares, especialmente visando recomendar o consumo controlado de produtos ricos em açúcares simples, e prática de atividades físicas regulares.
- Após os procedimentos, avalie e oriente seu paciente. Com o relatório dos resultados em mãos, o encaminhamento oportuno ao médico pode ser recomendado.
- Não esqueça de agendar a consulta de retorno do seu paciente para acompanhamento.
Hipertensão
É importante que o farmacêutico saiba monitorar e identificar os fatores de risco do paciente hipertenso.
- Primeiros passos ao receber o paciente na farmácia: verifique a pressão arterial, avalie o risco cardiovascular, não esqueça de monitorar e conter fatores de risco.
- Procedimentos para avaliação e acompanhamento: Anamnese; Teste Rápido Perfil Lipídico; Escore de Risco Global (ERG); Hábito Tabágico (HT); Check-up Saúde do Coração;
- Medidas não-farmacológicas: controle do peso corporal; recomendações nutricionais e redefinição do padrão alimentar; redução do consumo de álcool e alimentos ricos em sódio, como sal de cozinha; controle da pressão arterial; ingestão de alimentos com gordura insaturada, fibras oleaginosas vitamina B, alho; monitoramento dos hábitos de vida, prática de atividades físicas, cessação tabágica.
- Após os procedimentos, avalie e oriente seu paciente. Com o relatório dos resultados em mãos, o encaminhamento oportuno ao médico pode ser recomendado.
- Não esqueça de agendar a consulta de retorno do seu paciente para acompanhamento.
Asma
Serviços voltados a pacientes com asma estão entre os mais comuns prestados em farmácias de diversos países.
- Em primeiro lugar, após a anamnese, verifique se o paciente que possui uma receita de medicamento inalatório sabe como utilizar corretamente o dispositivo;
- Procedimentos para avaliar a efetividade da medicação: medidores de Pico de Fluxo Expiratório; Teste de Controle da Asma (TCA).
- Após os procedimentos, avalie e oriente seu paciente. Com o relatório dos resultados em mãos, o encaminhamento oportuno ao médico pode ser recomendado.
- Não esqueça de agendar a consulta de retorno do seu paciente para acompanhamento.
Obesidade
Os serviços de rastreamento e educação em saúde para pacientes com sobrepeso e obesidade são úteis para conscientizar quanto a importância da mudança de hábitos de vida. Você também pode montar uma campanha contra a obesidade na sua farmácia.
- Em primeiro lugar, realize a anamnese;
- Ferramentas para avaliação dos pacientes: Cálculo do IMC; Avaliação Antropométrica (medidas corporais); Avaliação Antropométrica (com balança de Bioimpedância);
- Relatórios com os indicadores são importantes para controle e definição de um plano de emagrecimento junto às necessidades e objetivos do paciente;
- Entregue aos pacientes um material educativo com orientações não-farmacológicas para um estilo de vida mais saudável.
- Após os procedimentos, avalie e oriente seu paciente. Com o relatório dos resultados em mãos, o encaminhamento oportuno ao médico, nutricionista e educador físico pode ser recomendado.
- Não esqueça de agendar a consulta de retorno do seu paciente para acompanhamento.
Com o calendário posológico você pode organizar a farmacoterapia desse paciente, registrar todos os medicamentos e horários de tomada. Ao ter registrado, inclusive, quais medicamentos ele comprou na sua farmácia e a duração desse tratamento, você pode agendar o retorno do seu cliente e programar a dispensação dos medicamentos.
Entre as causas comuns de não adesão ao tratamento medicamentoso estão a descontinuidade de acesso, a falta de acompanhamento profissional e ter que usar medicamentos muitas vezes ao dia. Quando o paciente recebe o apoio que precisa, este cenário pode mudar.
Você pode fazer a diferença na vida do paciente, farmacêutico!