Pós-Covid: Como as farmácias preparam sua expansão de serviços clínicos ao fim da pandemia

Em 17 de Abril de 2022, o Ministério da Saúde anunciou o fim “oficial” da emergência pública por Covid-19 no país. É hora de olharmos esse cenário pós-COVID e começar a desenhar novas estratégias para farmácia.

Em dois anos de pandemia, as farmácias desempenharam um papel central na testagem para COVID-19 em larga escala. Nesse período, foram mais de 20 milhões de atendimentos e quase 2 bilhões de reais movimentados pela prestação de serviços nesses estabelecimentos.

A pandemia, ao que tudo indica, está chegando ao fim. Como ficarão os serviços na farmácia?

Pouca gente sabe, mas as farmácias já vem se movimentando para prestar serviços clínicos primários desde muito antes do COVID. Consultas rápidas, check-ups, procedimentos de saúde, testes rápidos e vacinas já estão no radar do setor há vários anos.

As farmácias estavam prontas. Por isso, com a COVID, a explosão da demanda levou os números às alturas. Mas o fato é que as farmácias nunca deixaram de prestar outros serviços, mesmo no auge da pandemia.

Os testes COVID ocuparam 68% a 88% da agenda dos consultórios farmacêuticos, mas a cada vez que a pandemia diminui, cresce a participação dos outros serviços no volume total de atendimentos.

Volume de atendimentos de serviços clínicos em farmácias, representatividade dos testes COVID em volume. 2021/T1-2022. Fonte: Clinicarx.

pos-covid

Como será o pós-COVID para as farmácias?

O momento é de reorganização da oferta e busca por novas demandas. Essa nova categoria dentro do varejo, chamada “serviços clínicos”, pede agora de uma abordagem focada e disciplinada, para que o pós-covid seja um momento de expansão e consolidação.

As pessoas, mais do nunca, buscam serviços de saúde convenientes e resolutivos. Entender essa jornada do paciente, no online e no offline, e oferecer serviços clínicos sob medida é primordial para continuar colocando a farmácia em um lugar de destaque no cenário da saúde brasileira.

Ter um ponto físico e apenas vender medicamentos está se tornando pouco, em um mundo onde martketplaces, atendimento em casa, telemedicina e compras online dominam cada dia mais.

O Plano Pós-Covid Clinicarx

Para organização de um plano pós-covid na área dos serviços farmacêuticos, temos trabalhado com o varejo farmacêutico nas seguintes frentes:

  • Mix de serviços pós-covid, protocolos e linhas de cuidado;
  • Precificação de serviços, sazonalidade e regionalidades;
  • Organização da oferta: clusters de farmácias, lojas básicas e premium;
  • Cálculo de lacuna financeira, potencial de receita;
  • Definição de metas, KPIs e modelos de incentivo às equipes;
  • Treinamento e Desenvolvimento dos times;
  • Marketing e canais de geração de demanda;
  • Jornada do paciente e operação em loja;
  • Software clínico de atendimentos e gestão de dados;

A construção de um plano pós-covid para as farmácias é feita a muitas mãos e parte do princípio da co-criação de valor entre vários elos da cadeia de saúde.

O impacto será imenso. As farmácias tem a capacidade de atender dezenas e dezenas de milhões de pacientes todos os anos, com estrutura já instalada.

O alinhamento desses serviços a serviços médicos e hospitalares tem o potencial de melhorar desfechos clínicos e reduzir agravos para diversos grupos de pacientes, especialmente aqueles com doenças crônicas.

Além disso, podem melhorar a adesão ao tratamento, acelerar o acesso a diagnósticos e tratamentos rápidos e aumentar a cobertura vacinal dos brasileiros.

Com a Anvisa cumprindo seu papel e escrevendo a nova RDC 44/2009, atrasada em quase uma década após a publicação da Lei 13.021/2014, todos esses avanços poderão continuar.

Não podemos desperdiçar o legado deixado pela Covid-19, que expandiu serviços, destravou a telemedicina e trouxe avanços de mentalidade na saúde do Brasil que não eram vistos há décadas.

Como embaixadores da nova categoria de serviços clínicos nas farmácias, a Clinicarx vem atuando junto a fornecedores, indústria farmacêutica, empresas de saúde e mais de 12 mil farmácias em todo país para a construção da nova farmácia.

Uma farmácia presente como maior porta de entrada do sistema de saúde brasileiro, que sai fortalecida em seu papel, após dois anos na linha de frente do combate à pandemia da COVID-19.

Com o fim da pandemia, este novo capítulo da história da saúde brasileira está apenas começando.

Artigo escrito por:

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com a sua rede.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
5 1 voto
Avaliação
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Flávio Luiz
Flávio Luiz
2 anos atrás

Excelente texto, bem esclarecedor.

Sumário

Busca

Compartilhe

News Clinicarx

A Clinicarx é a Plataforma que leva Serviços de Saúde à população através das farmácias.

Quer saber mais sobre serviços farmacêuticos?

Aproveite e veja também

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar e melhorar a sua experiência conosco.
Para mais informações sobre cookies bem como para exercer o seu direito de desabilitá-los, consulte nossa Política de Privacidade.  Ao Clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.