Está sem tempo para ler este artigo?
Escute o áudio completo com todo conteúdo:
A telefarmácia é uma aplicação da telessaúde, é o exercício da Farmácia Clínica mediado por Tecnologia da Informação e de Comunicação (TIC), de forma remota, em tempo real (síncrona) ou assíncrona, para fins de promoção, proteção, monitoramento, recuperação da saúde, prevenção de doenças e de outros problemas de saúde, bem como para a resolução de problemas da farmacoterapia, para o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde.
A telessaúde é o amplo uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para apoiar cuidados de saúde, como educação de pacientes e profissionais da saúde. Essas ferramentas tecnológicas incluem videoconferência, internet e canais de comunicação ao vivo.
O Conselho Federal de Farmácia aprovou a resolução que regulamenta e autoriza a prática da telefarmácia. Agora, farmácia e drogarias poderão realizar o serviço desde que cumpram as exigências legais e tenham uma plataforma ou software de atendimento.
Ainda, a resolução não proíbe a utilização de ferramentas de transmissão como por exemplo Zoom®, Microsoft Teams®, Google Meet®, Skype®, Webex®, ou outras similares, desde que observados requisitos de privacidade e segurança da informação. Lembrando que a interação por meio de mensagens de texto, áudio ou vídeo poderá ser utilizada como recurso complementar no processo de cuidado.
Todo software utilizado deve ser registrado nos Conselhos Regionais e com representação estabelecida no Brasil.
A telefarmácia e a telessaúde
A telefarmácia , que é uma aplicação da telessaúde, foi regulamentada para o exercício restrito da Farmácia Clínica, mediado por Tecnologia da Informação e de Comunicação (TIC), de forma remota, síncrona (em tempo real) ou assíncrona (que não ocorre em tempo real), para fins de promoção, proteção, monitoramento, recuperação da saúde, prevenção de doenças e de outros problemas de saúde, bem como para solucionar problemas da farmacoterapia, para o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde.
A telessaúde também pode contribuir para que o paciente tire dúvidas sobre a farmacoterapia e reações adversas a medicamentos. É uma importante ferramenta tecnológica para viabilizar que o farmacêutico preste atendimento, orientações, realize acompanhamento farmacoterapêutico e alerte quanto à necessidade de atendimento médico.
O que diz o Conselho Federal de Farmácia
Segundo resolução do CFF que dispõe sobre a telefarmácia, é obrigatória a presença de um farmacêutico responsável técnico durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento para a realização do atendimento por telefarmácia, como já acontece normalmente.
Modalidades da telessaúde na farmácia
- Teleconsulta:
Consulta online com o farmacêutico por canais digitais.
O paciente pode encontrar a farmácia e agendar seu atendimento através de um software de atendimento para fazer a consulta com o profissional.
- Teleinterconsulta:
Comunicação entre dois profissionais por canal digital de forma online para auxiliar o paciente na sala de atendimento presencial.
- Telemonitoramento ou televigilância:
Monitoramento remoto de parâmetros de saúde através de canais de comunicação ou consulta online com farmacêutico, onde também poderá ser agendada através do software. - Teleconsultoria:
Não tem avaliação clínica, apenas pareceres técnicos no prontuário do paciente e na documentação digital que o paciente tem acesso, com recomendações de cuidado com a saúde.
Nenhum desses recursos substitui a necessidade de consulta presencial ao médico.
Como vai funcionar a jornada do paciente
A telessaúde surge a partir de uma necessidade, de uma urgência na jornada do paciente. 4 a cada 10 pessoas reprovam o cenário da saúde no brasil, principalmente quando o assunto é agendamento de consultas e a realização de exames.
A jornada do paciente será facilitada para aqueles com condições crônicas e agudas, pois a consulta online permite que pessoas com dificuldade de transporte ou sem acesso fácil aos grandes centros possam contar com auxílio profissional.
A consulta será iniciada pelo farmacêutico presencialmente, que fará a anamnese, exame físico, testes rápidos, etc; Em seguida o farmacêutico traz outro profissional da saúde através de uma consulta online por vídeo chamada junto com o paciente O profissional que seja habilitado para tal, faz o diagnóstico, prescreve a medicação e orienta o paciente, que sai com laudo e receita em mãos caso seja necessário.
Muitos serão os benefícios econômicos e de saúde para a população, que vão desde a detecção precoce de uma doença ao uso mais responsável de medicamentos como antibióticos.
O que preciso ter para a prática da telessaúde?
A primeira exigência, é que para a prática da telessaúde na farmácia , é que o farmacêutico seja habilitado e registrado legalmente no CRF de seu Estado, assim como cabe ao mesmo, informar ao conselho todos os serviços que são prestados e as modalidades.
Além disso, deve-se ter devidamente padronizado e assegurado o prontuário do paciente, documentação, como explicita a nota completa do CFF aqui.
Outro ponto extremamente importante, seria levar em consideração a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pois como o atendimento será realizado na modalidade a distância, os dados e imagens deste paciente precisam ser preservados quanto à integridade, à veracidade, à confidencialidade, à privacidade e à garantia do sigilo.
E para finalizar, devemos chamar atenção para o fato de que todo e qualquer documento emitido eletronicamente pelo profissional farmacêutico, deve ser assinado utilizando o próprio certificado digital, que precisa ser emitido na cadeia da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil).
A prática da telessaúde na Clinicarx
A Clinicarx acredita que a regulamentação da telessaúde é uma conquista importante para os farmacêuticos e já dispõe de várias soluções lançadas ou em desenvolvimento, para apoiar o sucesso nessa prática no Brasil.
Existem muitas oportunidades para melhorar a experiência e a jornada do paciente, levando mais resolutividade para os atendimentos prestados em farmácias e consultórios farmacêuticos independentes, particularmente no que tange aos modelos de interconsultas e trabalho multiprofissional.
Clientes Clinicarx contam com uma plataforma completa de serviços clínicos que permite realizar prescrição farmacêutica, testes rápidos, vacinação, checkups de saúde e procedimentos clínicos. A telessaúde vem somar a esse rol de serviços de forma decisiva. Tudo isso para unificar e simplificar a jornada do paciente.
Saiba mais sobre a Telessaúde clicando em : https://clinicas.clinicarx.com.br/telessaude-clinicarx
Olá. Sobre a assinatura com certificado digital, poderiam fazer um artigo explicando as diferenças e quais seriam mais adequadas para utilizarmos na prática clínica? Obrigada.