A telessaúde nas farmácias é uma área de atuação bastante ampla, permitindo ampliar serviços de saúde a mais pessoas e a lugares mais distantes
Depois do grande avanço que aconteceu no varejo farmacêutico com os serviços clínicos, a telessaúde nas farmácias virou o assunto do momento. Momento esse muito esperado por diversos profissionais da saúde que, mais uma vez, podem aproximar seu atendimento com os benefícios que a tecnologia pode oferecer.
Por ser algo novo, é normal que surjam algumas dúvidas e aqui vamos explicar as principais delas.
Qual a diferença entre a Telessaúde e a Teleinterconsulta ?
A Telessaúde é a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para apoiar cuidados de saúde.
Na Telessaúde nas farmácias, o farmacêutico atende o paciente na farmácia e se conecta com um outro profissional de saúde remotamente através de uma vídeo chamada. Ela é uma das modalidades, recentemente registradas pelo Conselho Federal de Farmácias através da Resolução nº 727 de 2022.
A telessaúde nas farmácias é iniciada e capitaneada pelo farmacêutico presencialmente, que fará a anamnese, exames físicos, testes rápidos e outros procedimentos. Em seguida, nos casos pertinentes, o farmacêutico traz o outro profissional de saúde, que munido das informações previamente rastreadas pelo farmacêutico, faz o diagnóstico, se for o caso, prescreve a medicação e orienta o paciente, que sai com laudo e receita em mãos.
Mas lembrando que o farmacêutico inicia, desenvolve e conclui a consulta. Ele é o condutor do cuidado.
Qual é o embasamento legal da telessaúde?
A Resolução nº 727/2022 do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que disciplina a prática da Telessaúde nas farmácias no país, define como o exercício da Farmácia Clínica mediado por Tecnologia da Informação e de Comunicação (TIC).
A primeira exigência, é que para a prática da telessaúde nas farmácias, o farmacêutico precisa estar habilitado e registrado legalmente no Conselho Regional de Farmácia (CRF) do seu estado, assim como, deve notificar aos conselhos das modalidades e os serviços que irá prestar, quando da solicitação da Certidão de Regularidade (CR) ou da Anotação de Atividade Profissional do Farmacêutico (AAPF).
Além disso, deve-se ter, devidamente padronizado e assegurado, o prontuário do paciente, documentação, como explica a nota completa do CFF aqui.
É obrigatório também garantir a preservação dos dados dos pacientes, obedecendo às normas legais pertinentes, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os dados e imagens deste paciente precisam ser preservados quanto à integridade, à veracidade, à confidencialidade, à privacidade e à garantia do sigilo.
A realização da Telessaúde fora do contexto da Telessaúde nas farmácias privadas, é ilegal, pois existem restrições que podem ferir os critérios da Lei Federal nº 5.991/1973 e nos Códigos de Ética Profissional.
Somente atendendo todos os requisitos e diretrizes da Resolução CFF nº 727/2022, e atuando com uma plataforma registrada é que as modalidades existentes poderão ser realizadas.
Sobre a telessaúde nas farmácias, ela não deve ser entendida como ato de transferir a consulta para a condução de outro profissional. Conforme a Resolução CFF nº 727/2022, a condução, o início do atendimento e o seu desfecho, é capitaneada pelo farmacêutico, que é totalmente aderente ao contexto do cuidado farmacêutico.
Ainda, de acordo com as normas, legislações e código de ética vigentes, a farmácia não pode oferecer nenhuma vantagem econômica ao profissional habilitado pela prescrição dispensada.
A modalidade também somente poderá ser realizada através de plataformas devidamente registradas pelas autarquias responsáveis, que devem cumprir uma série de requisitos e exigência, por isso, fique atento! A Clinicarx é registrada para tal e atende todas as exigências legais.
Como e por que a Telessaúde surgiu?
A telessaúde nas farmácias é uma tendência que surgiu a partir de urgências.
Em uma pesquisa recente, 4 a cada 10 pessoas não aprovam o cenário da saúde do Brasil, apontando inúmeras carências, especialmente do agendamento de consultas e na realização dos exames.
Na tabela abaixo podemos observar as 5 principais dores elencadas por pacientes usuários tanto do serviço público como particular.
- Deslocamento: O paciente perde muito tempo se deslocando para ser atendido, para fazer exames, para levar os exames ao médico e para ir à farmácia.
- Agilidade: É quase impossível conseguir uma consulta para o mesmo dia.
- Interrupções: A receita venceu, como conseguir outra novamente de forma rápida?
- Conveniência: Quem trabalha, para ser atendido no posto de saúde, por exemplo, tem que perder o dia de trabalho.
- Desatualização: O paciente faz um determinado tratamento há anos e nem sabe mais se funciona, pois só de pensar em ir ao médico novamente, vem em mente todo aquele transtorno de marcação, data, trabalho, o que desanima.
Com toda a certeza a telessaúde nas farmácias vem para facilitar a vida dos pacientes, que poderão ter uma única jornada na farmácia. Em um próximo artigo falaremos mais sobre a jornada do paciente e entendermos mais sobre o que chamamos de ONE STOP CARE, ou jornada única de cuidado.
Quais são os benefícios da Telessaúde?
Como dito anteriormente, a Telessaúde surge para sanar as principais dores que a população apresenta, então veremos quais são as principais vantagens adiante.
Os benefícios para o paciente são:
- Atendimento rápido, sem deslocamentos e sem fila, para doenças agudas e crônicas;
- O paciente recebe dependendo do profissional de saúde que participe da consulta, o diagnóstico, laudo e receita na hora;
- Caso queira, o paciente compra a medicação na própria farmácia;
- Acompanhamento e tratamento + individualizado;
- Renovação de receita de forma rápida.
Clientes Clinicarx já contam com uma plataforma completa de serviços clínicos que permite realizar prescrição farmacêutica, testes rápidos, vacinação, checkups de saúde e procedimentos clínicos. A telessaúde vem somar esse rol de serviços de forma decisiva, unificando e simplificando a jornada do paciente como mostrado acima.
A Clinicarx é a primeira no varejo farmacêutico a oferecer essa solução ao paciente!
Entre as principais benefícios da implementação da telessaúde nas farmácias temos:
- Atender aos princípios básicos de qualidade dos cuidados de saúde sendo segura, oportuna, efetiva, eficiente, equitativa e centrada no paciente;
- Fidelização do paciente e consequentemente maiores chances de acompanhamento e maior adesão ao tratamento
- Reduzir filas de espera e o tempo para atendimentos ou diagnósticos especializados.
- Evitar os deslocamentos desnecessários de pacientes e profissionais de saúde.
Isso significa:
A telessaúde abre portas a um novo tipo de relação entre os farmacêuticos e os cidadãos, aumentando o acesso aos cuidados por parte dos pacientes, especialmente em zonas rurais, melhorando os cuidados continuados.
E a sua farmácia já está preparada para mudar esse cenário e sair na frente oferecendo a Telessaúde?
Inove e ofereça a solução perfeita em telessaúde na sua farmácia.
A Clinicarx tem a solução para te ajudar a oferecer o serviço de telessaúde seguindo toda a regulamentação legal necessária. Atendemos a todos requisitos e diretrizes da Resolução do CFF nº 727/2022.
Por isso não perca a oportunidade de implementar a telessaúde antes mesmo da concorrência!
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