Está sem tempo para ler este artigo?
Escute o áudio completo com todo conteúdo:
Serviços clínicos de atenção farmacêutica avançada embasados em tecnologia são as principais tendências para 2022 em farmácias e drogarias.
A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) considerou a farmácia como um legítimo “elo do sistema de saúde”, enquanto espaço que oferece muito além de medicamentos e produtos, sendo considerada um hub de promoção do autocuidado.
O que isso significa?
As transformações na farmácia ao longo dos anos, desde a regulamentação da prescrição farmacêutica pela CFF 586/2013 até a autorização de testes rápidos regida pela RDC 302/2005, intensificou o protagonismo do farmacêutico no cuidado com a população.
Farmácias e drogarias sempre estiveram em uma posição de atenção primária à saúde e contato direto com o paciente. Hoje, principalmente com a pandemia da COVID-19, essa atuação se evidenciou ainda mais.
Mas, então, qual será o cenário para o ano que chega? Vamos falar sobre as mudanças e principais tendências para 2022 para o setor farmacêutico.
Expansão de farmácias no mercado de health care
Com a vacinação em massa e a expectativa de baixa procura pelos testes de coronavírus, a população continua buscando atendimento clínico e encontra na farmácia um ponto de saúde acessível e de qualidade.
Diversas farmácias expandiram sua rede de atuação e ampliaram seu escopo de serviços, bem como sua estrutura.
A Pague Menos acelerou a implementação de salas clínicas nas lojas com atendimento no Clinic Farma e expandiu em 70% seus pontos de saúde, totalizados em 1.100 farmácias pelo Brasil.
A ampliação no atendimento conta com serviços como testes rápidos, prescrição farmacêutica e acompanhamento de pacientes com doenças crônicas.
O mesmo aconteceu com farmácias como a Drogaria Araújo, que expandiu a rede para 95 lojas com serviços clínicos.
A Clamed, que engloba a Drogaria Catarinense e a Farmácia Preço Popular, também apostou na ampliação e lançamento de um hub de saúde embasado em tecnologia para crescer em 2022.
Nos Estados Unidos, a rede CVS Health se fundiu com a Aetna no final de 2018 para expandir terreno de HelthHUB, contando com 10.000 farmácias, uma das maiores redes do país.
As novas lojas “HealthHUB” já estão sendo inauguradas e preparadas sua estrutura para receber serviços, atendimento clínico e venda de produtos especializados. Incluindo centros de bem-estar para pacientes crônicos e empreendimentos de saúde.
A competição acirrada no crescente mercado farmacêutico também demonstra a necessidade de profissionais mais capacitados para realizar serviços clínicos em farmácias e drogarias.
Além dos serviços básicos disponíveis, procedimentos avançados como testes rápidos e vacinação, exigem maior capacitação e preparo para atender o paciente e prestar orientações pós atendimento com propriedade.
Tudo isso com grande aporte da tecnologia como facilitadora desse processo
➡ 5 Tendências importantes do setor farmacêutico
➡ Retrospectiva Clinicarx: Serviços clínicos e tendências para 2022
5 pontos-chaves de tendências para 2022
Serviços clínicos
Uma das principais tendências para 2022 é o mix de serviços oferecidos por um hub de saúde em um local estratégico de atendimento direto à população, tornando a farmácia uma referência de destaque no mercado de health care.
Os principais serviços oferecidos têm sido:
- Testes Rápidos;
- Vacinação;
- Avaliação de saúde;
- Acompanhamento de pacientes crônicos;
- Check-ups de saúde;
- Consulta farmacêutica;
- Avaliação de sintomas;
- Prescrição farmacêutica para problemas menores;
- Relatórios de saúde para encaminhamento médico;
- Aplicativos;
- E-commerce.
A atenção farmacêutica torna-se cada vez mais um grande diferencial, pois acompanha o paciente desde o momento inicial de receber e entender o problema até a definição do plano de cuidado e acompanhamento do tratamento.
Por isso, manter uma diversificação de serviços avançados na farmácia é um grande diferencial da concorrência, além de aumentar o ticket médio do negócio, e, consequentemente, impulsionar as vendas.
Interdisciplinaridade entre áreas de atuação
Muitos ramos da saúde podem ser encontrados dentro de uma farmácia, seja pelos produtos ou serviços clínicos, como nutrição, dermatologia, estética, entre outros.
Então, o farmacêutico se empoderando enquanto profissional habilitado para realizar serviços de atenção clínica, também abre portas para trabalhar com outros profissionais.
Grandes redes de farmácias estão investindo em parcerias com atuantes de áreas de saúde para oferecer uma ampla gama de serviços e um atendimento mais completo voltado para o cuidado integral do início ao fim com o paciente.
Essa é uma das tendências para 2022 que você, farmacêutico ou gerente de farmácia, deve ficar de olho para crescer e ampliar seu atendimento.
Jornada digital
Prontuários eletrônicos, agendamento online, aplicativos para paciente, telessaúde, são algumas das iniciativas e facilidades que a tecnologia serve tanto ao farmacêutico quanto ao paciente. E, com certeza, se acentuarão enquanto tendências para 2022.
Negócios e comunicação avançando para o mundo digital abre portas para o mercado farmacêutico, também exige que pontos de saúde que pretendem se tornar referência em saúde, invistam em softwares e plataformas de atendimento que otimizem o dia a dia.
O foco deve ser no conforto do paciente, desde o delivery de medicamentos, agendamentos de consultas online até tecnologias que facilitam e aceleram o atendimento, como testes point-of-care que entregam resultados em minutos.
Adesão ao tratamento
A adesão ao tratamento é considerada um conceito-chave para os serviços farmacêuticos. Diversos estudos internacionais indicam que 50% dos pacientes perdem adesão ou mesmo abandonam o tratamento após 6 meses de uso da medicação.
Aumentar a adesão é a medida mais impactante que podemos ter para melhorar a saúde dos pacientes crônicos.
Para promover adesão ao tratamento, o principal tipo de serviço consiste em gerenciar a medicação do paciente, conectando a dispensação agendada de medicamentos com o acompanhamento dos resultados da farmacoterapia. Tudo isso com tecnologia, a fim de dar ganho de escala.
Vacinação na farmácia
Para Abradilan Conexão Farma, a vacinação é um ponto-chave nos próximos meses, principalmente nas farmácias enquanto pontos de fácil acesso para a população. Drogarias se tornam grandes facilitadores e aliados na prevenção em saúde de diversas doenças.
Com esse novo momento pós pandemia da COVID-19,municípios e instituições exigem o comprovante de vacinação para reaberturas e flexibilização das medidas de segurança. Assim como a testagem rápida, a vacinação tende a ser um novo foco para farmácias.
Além disso, as pessoas podem agendar sua vacina na farmácia, evitando aglomerações e filas de espera. Ainda, segundo a Associação, 5,5 mil pontos de vendas possuem estrutura para a aplicação de vacinas.
O próximo ano será o quinto ano da liberação da vacinação em farmácias pela Anvisa, tempo suficiente para que as vigilâncias sanitárias locais tenham aprendido mais sobre o assunto.
Assim, há uma tendência de maior eficiência na liberação desses serviços. Isso irá estimular mais farmácias a aderirem. Com mais profissionais preparados e autorizados a vacinar, também há um estímulo natural de crescimento desses serviços.
Planeje-se e pense no que você sonha para sua farmácia em 2022. É possível decolar quando nos organizamos e contamos com as ferramentas certas.
A Clinicarx é uma Plataforma de Serviços Farmacêuticos gratuita que oferece tudo o que sua farmácia precisa para iniciar 2022 preparada para atender seus pacientes com qualidade e aumentar sua rentabilidade em um modelo seguro e escalável.
Se você quiser saber mais de como tornar a sua farmácia um hub de saúde, clique aqui e baixe agora o ebook gratuito: “Farmácias Hubs de Saúde – o guia definitivo”.
Perfeito! Essa publicação vem de acordo com meu plano para 2022. A população precisa de um olhar farmacêutico para garantir sucesso nos tratamentos médicos, assim como os médicos podem contar com nossos serviços para um olhar mais acertivo e direto ao paciente.
Ficamos felizes que você gostou! Obrigada 🙂