Como usar o agendamento para ampliar o alcance dos seus serviços farmacêuticos

Os serviços farmacêuticos estão ganhando força. Mas será que esses atendimentos estão se convertendo em acompanhamento dos pacientes? Aparentemente ainda não, pois verificamos que mais de 95% dos atendimentos farmacêuticos não geram um agendamento de retorno do paciente.

 

A cada dia, mais farmácias e farmacêuticos aderem a este novo modelo de atendimento. Farmácias mais equipadas, com ambiente diferenciado oferecem diversos serviços. Um novo negócio que beneficia pacientes, médicos, farmacêuticos e todo mercado da saúde.

 

Segundo a Abrafarma, somente nas redes de farmácias já foram realizados mais de 3,5 milhões de atendimentos dessa natureza nos últimos anos. Em 2018, no Clinicarx, registramos mais de 100 mil encontros farmacêutico-paciente em que serviços de saúde foram prestados.

 

O agendamento de retorno, aparentemente uma prática tão simples, tem o poder de ampliar o serviço farmacêutico e contribuir para sua expansão.

 

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Por que o agendamento do retorno do paciente é importante?

Por vários motivos. Em pacientes crônicos, por exemplo, o tempo de acompanhamento e o número de retornos pode ser um melhor preditor de resultados do que o tempo gasto com o paciente em uma consulta. Isto é, pode ser melhor para o paciente ter 5 atendimentos de 10 minutos com o profissional, do que apenas 1 atendimento que dure 50 minutos.

 

Questões complexas como adesão ao tratamento e controle de exames são melhor trabalhadas quando o contato entre profissional e paciente é frequente ao longo do tempo. O contato contínuo fortalece o relacionamento e amplia a compreensão do profissional sobre o contexto do paciente. O agendamento é uma estratégia para criar esse contato contínuo.

 

Agendamento de retorno, principalmente quando associados a lembretes automáticos, aumenta a adesão ao serviço, aos medicamentos e pode melhorar os resultados de saúde.

 

Além disso, sem uma taxa previsível de retorno, a saúde do seu serviço farmacêutico também entra em colapso. Pacientes retornando significam mais fidelização e mais faturamento. Caso contrário, todo mês você terá que começar do zero, captando novos clientes para seu serviço. Guarde a regra do 50/50. É saudável para o serviço que, a cada mês, você tenha metade dos seus atendimentos com novos pacientes e metade com pacientes que estão retornando. Portanto, o agendamento deixará seu serviço mais saudável.

 

O poder das pequenas (grandes) atitudes: agende o retorno do seu paciente

 

Na Clinicarx, você pode fazer o agendamento dos retornos com muita facilidade, ao fim de um atendimento. A próxima consulta entra para a agenda com alguns poucos cliques.

 

O paciente receberá lembretes automáticos sobre o compromisso agendado no momento de sua criação e 24 horas antes. Isso aumenta a taxa de retornos.

 

Assim, a cada mês, você terá uma parte do fluxo garantido de pacientes para seu serviço farmacêutico. Uma pequena atitude que produzirá grandes resultados para seu negócio e seus pacientes.

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