Você sabe o que sua farmácia precisa para 2021?
O cenário farmacêutico passou por transformações importantes ao longo do tempo, desde o reconhecimento da necessidade de um farmacêutico na farmácia até a autonomia para prescrever medicamentos não tarjados. Com a pandemia do coronavírus e medidas para que as farmácias estivessem à frente pela prevenção da saúde, novas transformações se deram, principalmente, nos serviços ofertados e no armazenamento de dados e procedimentos. Tecnologia e tendências para serviços em saúde estão na previsão para o ano que chega.
Assim, veja o que sua farmácia precisa para 2021 e alinhe-se com as tendências do mercado e varejo.
Tecnologia intuitiva
Seus serviços farmacêuticos em atendimentos a pacientes não são mais os mesmos. Hoje, cada vez mais é necessário o armazenamento de dados, procedimentos realizados e registros de forma otimizada em softwares intuitivos que são capazes de receber e interpretar esses dados. A tecnologia permitirá menos atrito em toda jornada de saúde dos pacientes, incluindo as compras e os serviços feitos na farmácia. Com isso, pacientes com sintomas poderão se comunicar com sistemas de inteligência artificial, médicos, farmacêuticos ou outros profissionais antes mesmo de irem à farmácia ou a um centro de saúde. A receita médica se converterá em prescrição eletrônica de forma rotineira, disponível na nuvem.
Testes laboratoriais remotos
Uma pesquisa realizada pela Abrafarma e pela SBFFC, aponta que a realização de testes laboratoriais remotos nas farmácias conta com a aprovação de 94,2% dos farmacêuticos atuantes no país. Os muitos profissionais estão modernizando cada vez mais seus serviços, destacando-se dos demais que ainda não aderiram à essa nova tecnologia. Ofertar testes laboratoriais remotos (TLR) agrega muito valor à farmácia e aumenta a resolutividade do cuidado farmacêutico. Os resultados das farmácias pioneiras nesse serviço impressionam, tanto em termos do impacto sobre o acesso à saúde, qualidade dos encaminhamentos, como pelo ponto de vista financeiro.
O maior benefício dos testes rápidos realizados junto ao paciente é a rapidez na obtenção dos resultados. Essa agilidade permite que o processo de rastreamento (triagem) ou encaminhamento seja concluído durante um único encontro. Com isso, facilita o acesso a cuidados, aconselhamento, tratamentos e resultados para os pacientes. Um outro ponto importante é a qualidade.
O fato de serem testes feitos em aparelhos portáteis não dispensa esses exames de terem um sistema de garantia de qualidade envolvido. Procedimentos padronizados para controle interno e externo de qualidade, treinamento de operadores, padrões na emissão de laudos e gerenciamento da informação são fundamentais para garantir a confiabilidade dos resultados.
Vacinação na farmácia
Muitas farmácias já oferecem serviço de vacinação, portanto você poderia imaginar que essa não é uma tendência para o ano que vem. Muito pelo contrário. O próximo ano será o quarto ano da liberação da vacinação em farmácias pela Anvisa, tempo suficiente para que as vigilâncias sanitárias locais tenham aprendido mais sobre o assunto. Assim, há uma tendência de maior eficiência na liberação desses serviços. Isso irá estimular mais farmácias a aderirem.
Além disso, crescerá a oferta de cursos de capacitação para farmacêuticos vacinadores, item obrigatório pelo Conselho Federal de Farmácia. Com mais profissionais preparados e autorizados a vacinar, também há um estímulo natural de crescimento desses serviços.
Principalmente com a previsão de vacinas contra a Covid-19, as farmácias continuarão sendo chaves importantes na oferta desse serviço e prevenção em saúde.
Cobrança e profissionalização dos serviços farmacêuticos
Todo esse avanço nos serviços farmacêuticos não se sustentará, se não houver uma gestão profissional por trás. O primeiro engano de muitas farmácias ainda é prestar muitos serviços farmacêuticos de forma gratuita. Isso é um erro. Mesmo os serviços básicos devem ser cobrados, ainda que sejam baratos. Aquilo que é de graça não tem valor. A sustentabilidade dos serviços depende de trabalhar todo espectro possível, ampliando o mix de serviços ofertados. Além disso, trabalhar com metas claras, modelos de remuneração do farmacêutico, indicadores e gerenciamento diário são ações fundamentais para o sucesso de qualquer projeto. Trate os serviços farmacêuticos com a mesma seriedade que você trata a gestão completa da sua empresa. Um software que agregue automação e organização orçamentária de seus serviços pode salvar sua farmácia em 2021.
Foco em adesão a tratamentos medicamentosos
A adesão ao tratamento é considerada um conceito-chave para os serviços farmacêuticos. Diversos estudos internacionais indicam que 50% dos pacientes perdem adesão ou mesmo abandonam o tratamento após 6 meses de uso da medicação. Aumentar a adesão é a medida mais impactante que podemos ter para melhorar a saúde dos pacientes crônicos. Além disso, nenhuma ação de marketing se compara ao potencial do aumento na adesão aos medicamentos sobre o faturamento da farmácia. Para promover adesão ao tratamento, o principal tipo de serviço consiste em gerenciar a medicação do paciente, conectando a dispensação agendada de medicamentos com o acompanhamento dos resultados da farmacoterapia. Tudo isso com tecnologia, a fim de dar ganho de escala. Diversas farmácias começam a trabalhar nesse sentido, e esta é uma forte tendência nos serviços farmacêuticos do próximo ano.
Se planeje e pense no que você sonha para sua farmácia em 2021. É possível decolar quando nos organizamos e contamos com as ferramentas certas.
Um maravilhoso ano novo!
Para saber mais sobre serviços farmacêuticos confira outros artigos:
Conheça os benefícios dos serviços farmacêuticos para a farmácia
Serviços farmacêuticos: afinal, o que são?
O que são Testes Laboratoriais Remotos?
Vacinação: descubra a importância de usar uma plataforma para esse serviço