Hub de saúde é a nova aposta de reinvenção do setor farmacêutico com serviços clínicos. Farmácias e drogarias têm investido para oferecer mais do que medicamentos.
A discussão sobre a realização de testes rápidos em farmácias e drogarias vem acontecendo pelo mundo desde 2015, com destaque no impacto positivo que os serviços trazem aos pacientes e no rastreamento em saúde.
No Brasil, é pauta de discussão desde meados de 2019, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a realização dos testes nas farmácias. Porém, isso mudou rapidamente em 2020, quando ficou evidente a urgência de pontos de saúde acessíveis para atender a crescente demanda gerada pela pandemia da COVID-19.
Com a aprovação da realização dos testes rápidos para coronavírus, que estabeleceu a importância da farmácia no setor primário da saúde, as drogarias expandiram sua atuação, sua estrutura e capacitação profissional para atender a população com qualidade e segurança.
Diversas drogarias passaram a oferecer mais do que a dispensação de medicamentos, ampliando a oferta de serviços, com avaliação e acompanhamento de pacientes, realização e emissão de laudos laboratoriais, relatórios para encaminhamento ao médico, entre outros.
Tornar-se um hub de saúde com diversos serviços clínicos à disposição do paciente tomou conta de milhares de farmácias e a fidelização de clientes juntamente com o aumento do faturamento são vantagens que vêm junto com esse movimento, consequentemente.
O modelo hub de saúde no Brasil
Proporcionar um atendimento com cuidados básicos e avançados, avaliação e acompanhamento de doenças crônicas também é uma estratégia para se manter em destaque em um mercado cada vez mais competitivo com novas propostas no ramo de health care.
Além disso, o papel do farmacêutico ficou evidente com a pandemia da COVID-19, e agora mesmo com a vacinação em massa e a expectativa de baixa procura pelos testes de coronavírus, a população continua buscando atendimento clínico e encontra na farmácia um ponto de saúde acessível e de qualidade.
A Pague Menos acelerou a implementação de salas clínicas nas lojas e expandiu em 70% seus pontos de saúde, totalizados em 1.100 farmácias pelo Brasil.
A ampliação no atendimento conta com serviços como testes rápidos, prescrição farmacêutica e acompanhamento de pacientes com doenças crônicas.
O mesmo aconteceu com farmácias como a Drogaria Araújo, que expandiu a rede para 95 lojas com serviços clínicos, e Farmais Popular, que também passou a oferecer assistência farmacêutica aos pacientes. A diversificação de serviços de saúde foi uma das principais mudanças.
O mix de serviços oferecidos por um hub de saúde em um local estratégico de atendimento direto à população, torna a farmácia uma referência de destaque no mercado de health care.
Os principais serviços oferecidos têm sido:
- Testes Rápidos;
- Vacinação;
- Avaliação de saúde;
- Acompanhamento de pacientes crônicos;
- Check-ups de saúde;
- Consulta farmacêutica;
- Avaliação de sintomas;
- Prescrição farmacêutica para problemas menores;
- Relatórios de saúde para encaminhamento médico;
- Aplicativos;
- E-commerce.
A nova farmácia e suas vantagens
A “nova farmácia” enquanto hub de saúde já é parte das milhares de drogarias espalhadas pelo Brasil e essa mudança representa boa parte do faturamento dessas farmácias.
Mais de 6,7 milhões de atendimentos clínicos até o mês de setembro de 2021 foram realizados, de acordo com levantamento da nossa plataforma Clinicarx.
> A Clinicarx possui uma página para que pacientes possam encontrar pontos de saúde que ofereçam serviços clínicos, para agendamento online, rápido e fácil.
A proposta do hub de saúde nas farmácias é tornar-se um lugar para além da venda de medicamentos. A população está envelhecendo e, cada vez mais, as pessoas buscam um lugar de fácil acesso para cuidar da sua saúde com profissionais qualificados.
A oferta de serviços clínicos em farmácias independentes também cresceu consideravelmente, como a PharmaReal, localizada em Conselheiro Lafaiete (MG), e cliente da Clinicarx.
A loja mantém serviços de teste glicêmico, aplicação de injetáveis, avaliação antropométrica, distribuição corporal, hábito tabágico, check-up de pressão arterial e teste rápido da COVID-19.
Com o oferecimento de serviços de assistência farmacêutica, a drogaria aumentou seu faturamento em mais de 40%, com a fidelização de pacientes devido à entrega de valor e atendimento completo em saúde.
“Além de garantir um atendimento personalizado e aumentar a receita, a plataforma ajudou a profissionalizar a operação e valorizar o papel do farmacêutico na atenção primária à saúde”, explica o proprietário Alan Rezende.
A nova farmácia como hub de saúde traz vantagens para os clientes que encontram promoção do autocuidado, atendimento completo e avaliações clínicas, e também vantagens para o proprietário ou farmacêutico, com a rentabilização dos serviços.
Para a farmacêutica Daniely Proença, que administra um consultório dentro de uma clínica médica no Mato Grosso do Sul, o uso da plataforma de serviços clínicos contribui para armazenar o histórico de saúde e emitir gráficos e relatórios, que servem de apoio para o paciente e os profissionais de saúde a quem ele recorre.
Dessa maneira, a atuação farmacêutica em drogarias é indispensável e irá se tornar cada vez mais clínica, contribuindo com o atendimento integral em saúde e manejo do paciente, juntamente com uma equipe multidisciplinar.
Um dos principais diferenciais para o sucesso da farmácia enquanto hub de saúde é o modelo e a tecnologia aliada. A estrutura dos serviços em um modelo escalável, seguro e automatizado permite que o farmacêutico realize diversos atendimentos, registre os procedimentos e otimize o tempo com o paciente.
Por isso, as drogarias estão investindo na contratação de um software especializado em serviços farmacêuticos, como a Clinicarx, para um modelo rentável e de escalabilidade que permita a qualidade do atendimento e a padronização de processos.
A Clinicarx conta com uma plataforma de atendimento, armazenamento de dados, gerenciamento dos serviços, emissão de documentos e laudos laboratoriais, com suporte técnico de laboratório próprio.
Dentro os serviços que farmácias oferecerem com a plataforma, estão:
- Acompanhamento de pacientes crônicos, como hipertensos;
- Rastreamento em saúde;
- Exame de Glicemia;
- Aplicação de injetáveis;
- Avaliação antropométrica e distribuição corporal;
- Hábito tabágico;
- Avaliação da pressão arterial;
- Triagens clínicas;
- Mais de 35 testes rápidos, inclusive testes da COVID-19.
Além disso, para farmácias que estão caminhando para o modelo de hub de saúde, o ideal é um software que contemple a padronização de serviços para atendimento, armazenamento de dados e parcerias entre unidades de saúde e fornecedores.
A Clinicarx é a maior plataforma online de serviços de saúde voltados às farmácias e drogarias do Brasil. Esses estabelecimentos encontram um modelo validado de como oferecer serviços clínicos a seus clientes, tornando-se mais rentáveis e competitivos.
O software auxilia desde a implementação de serviços como vacinação, exames rápidos, acompanhamento de pacientes crônicos até no gerenciamento de atividades como o registro eletrônico de atendimentos, treinamento, suporte científico, comercial e financeiro.
Está presente em mais de 3 mil pontos de saúde, distribuídos por mais de 600 municípios de 26 estados e no Distrito Federal. Em 2020, a plataforma ultrapassou a marca de 1 milhão de atendimentos.
Benefícios da farmácia como Hub de saúde
Para o paciente, os benefícios são inúmeros, além de poder comprar seus medicamentos, a farmácia se tornou um local de checagem da sua saúde, acompanhamento e avaliação, de forma acessível e prática.
São diferentes tipos de serviços que ampliam o escopo de atuação em que o paciente consegue cuidar da sua saúde de forma integral, além disso, cada vez mais há investimentos para uma equipe multidisciplinar de profissionais, como farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas, médicos, entre outros.
A tecnologia enquanto aliada neste processo, também otimiza o atendimento, diminuindo o tempo de espera do paciente e da busca por informações pelo profissional, já que tudo pode ser encontrado facilmente através de um software de atendimento.
Além disso, a forma horizontal de um sistema de hub de saúde proporciona que novos serviços sejam agregados e novas soluções desenvolvidas facilmente pensando no bem-estar do paciente e na ampliação do estabelecimento.
Para a medicina e o atendimento médico, a nova farmácia como hub de saúde, através dos diversos procedimentos clínicos como anamnese farmacêutica, exames e avaliações, permite o fácil encaminhamento a outros profissionais competentes da saúde. É um trabalho em conjunto que permite a identificação, prevenção e encaminhamento.
Dessa maneira, muitas vezes o paciente já chega no consultório médico com relatórios de check-up de saúde, documentos com acompanhamento de marcadores importantes como glicemia e pressão arterial, além do laudo de testes rápidos realizados.
O pós-atendimento, como acompanhamento do tratamento medicamentoso e melhora da adesão também são importantes aliados à atuação médica que farmácias conseguem realizar como apoio ao paciente.
O cenário no exterior
Nos Estados Unidos, a rede CVS Health se fundiu com a Aetna no final de 2018 para expandir terreno de HelthHUB, contando com 10.000 farmácias, uma das maiores redes do país.
As novas lojas “HealthHUB” já estão sendo inauguradas e preparadas sua estrutura para receber serviços, atendimento clínico e venda de produtos especializados. Incluindo centros de bem-estar para pacientes crônicos e empreendimentos de saúde.
Em sua estrutura, as farmácias deixam claro a diferença da parte de conveniência, e do consultório de serviços de saúde. Há também orientações que são prestadas aos pacientes, sobre plano de saúde, aplicativos e tratamentos.
Pacientes também podem verificar seu estado de saúde em monitores, para acompanhamento, principalmente, para pacientes crônicos como diabéticos ou hipertensos. A equipe desses pontos é multidisciplinar, composta por enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e médicos.
Esses centros de saúde dentro das farmácias são uma “estratégia da CVS de manter os pacientes mais saudáveis e fora dos hospitais”.
É essa conectividade entre os prestadores de serviços de saúde, fornecedores do mercado e o paciente no centro de tudo, que caracteriza a “nova farmácia” enquanto hub de saúde.
O mercado tende a se tornar cada vez mais competitivo, por isso, farmácias e drogarias se preparam para continuar oferecendo atendimento de saúde e capacitação profissional para entregar valor aos seus pacientes, fidelizando-os e impulsionando seu rendimento.
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