O provedor do serviço é bem preparado?
Finalmente chegamos às pessoas! Quando se trabalha no planejamento dos serviços, temos que pensar: que profissional precisamos para que nosso serviço tenha excelência?
Atrair, reter e motivar profissionais qualificados é o grande desafio dos gestores e profissionais de RH de todas as empresas, não importa o tamanho e o segmento.
No caso da farmácia não é diferente. Com a inovação dos serviços farmacêuticos, as empresas estão diante de grandes dúvidas, relativas à contratação e treinamento de farmacêuticos que sejam capazes de fazer acontecer quando se trata da farmácia clínica. Nem todas as pessoas têm perfil para esta empreitada.
Qual é o seu perfil?
Michael Gerber, no livro “O mito do empreendedor” descreve três perfis diferentes de profissionais que vale a pena conhecer:
Perfil 1: Empreendedor | Perfil 2: Gestor | Perfil 3: Técnico |
Visionário, sonhador, catalisador da mudança, com personalidade criativa, que acredita que pessoas são obstáculos no caminho da realização dos sonhos.
| Planejador, pragmático, organizador, que vive no passado, apegado ao status quo, treinado para ver os problemas. | Gente que gosta de executar, do faça você mesmo, busca realizações, quer ter o que fazer, acreditam que tarefas existem para serem cumpridas, é feliz trabalhando e busca o melhor modo de fazer. |
No caso do farmacêutico, que perfil você desejaria para sua empresa? Se você é farmacêutico, qual você acha que é seu perfil? Você acredita que no caso dos serviços clínicos, seria melhor contar com alguém de perfil empreendedor, gestor ou técnico?
Plano de carreira nas empresas
Acontece que o profissional ideal para os serviços farmacêuticos hoje é aquele que consegue combinar mais ou menos bem os três perfis descritos por Gerber. Isso mesmo, é preciso ser um pouco 3 em 1. Bom técnico, bom clínico, mas também com perfil de gestão e empreendedorismo. É um profissional mais do tipo T, isto é, com conhecimentos aprofundados em um campo técnico, mas que estendem seu interesse e habilidades para áreas menos especializadas.
Você é um(a) farmacêutico(a) clínico(a)?
Existem alguns questionários de avaliação que se podem ser úteis no recrutamento de profissionais com esse perfil mais clínico. Além disso, durante a entrevista do candidato, eu me concentraria em três características:
- Estudo. Dispensa explicações. O farmacêutico assume a promessa de prover melhores cuidados em saúde quando passa a oferecer serviços farmacêuticos. Isso significa manter-se atualizado e adquirir novos conhecimentos todos os dias. E isso não é força de expressão.
- Liderança. Os serviços farmacêuticos não se tornam realidade apenas pelas mãos do farmacêutico. Se não houver uma equipe engajada, sem chance. Se o farmacêutico ficar esperando que a diretoria e a gerência tomem a iniciativa, sem chance. Se ficar esperando o paciente cair do céu, sem chance! Mesmo com todas as condições favoráveis, é preciso visão empreendedora e liderança para mover a farmácia na direção dos serviços.
- Sentido de servir. Para ser profissional da saúde tem que gostar de gente. Se o farmacêutico não sente nada quando, por meio do seu trabalho, melhora a saúde e a vida de alguém, precisa repensar sua vocação. Servir não significa ser subserviente. Significa compreender e respeitar a grandeza de um ser humano trabalhando por outro ser humano. É uma atitude. É o coração daquilo que chamamos cuidados farmacêuticos.
Este é o primeiro passo: investir tempo e energia no recrutamento e seleção de profissionais para sua empresa. Crie sua própria “máquina de talentos”.
Se você não dedicar algum tempo para selecionar e manter um banco de currículos sempre em dia, pode perder a oportunidade de contratar pessoas talentosas. Além disso, na hora do sufoco, quando seu principal profissional pedir demissão, você terá que começar a procurar do zero. Isso toma tempo!
Para concluir compartilho uma frase que é atribuída ao alemão Peter Schutz, CEO da Porsche nos anos 80: “Contrate caráter, treine técnica.” Muito mais difícil do que se treinar para a técnica, é passar valores. Acredito que o mais importante é encontrar pessoas que compartilham do mesmo propósito e dos valores da sua empresa.
É isso. Estamos quase lá. Em nosso próximo passo, trataremos de um ponto estratégico para a gestão de qualquer projeto de serviços farmacêuticos: as métricas.