Muitos administradores de farmácias querem transformar sua loja em um ponto de saúde. Querem, com isso, uma nova forma de fidelizar clientes na farmácia, fazendo com o que paciente-cliente sinta que possui uma nova aliada ao seu bem-estar, mais próxima de casa.
E a presença dos serviços farmacêuticos na realidade da farmácia coopera para chegarmos a esse ponto, como pudemos perceber conversando com Renan.
Talvez você não tenha ouvido falar da Drogabel, mas com 36 anos no mercado, já estão presentes em mais de 8 estados do país, com comprometimento em serviços de qualidade.
E nossa conversa, dessa vez, foi com Renan, gestor de operações, que trabalha há mais de 7 anos na empresa. Renan é formado em administração e traz uma visão mais organizacional do trabalho do farmacêutico frente aos serviços farmacêuticos.
E por falar em comprometimento, foi de se esperar que a Clinicarx estivesse presente cooperando para atingir o objetivo de levar serviços de qualidade à população.
Acompanhe mais dessa história e veja como utilizar uma plataforma de serviços farmacêuticos clínicos ajudou a fidelizar clientes na farmácia Drogabel.
Time Drogabel.
Antes de pisarmos em terras drogabelenses
Os questionamentos vêm antes da mudança e para todo problema existe uma solução. Era esse, um dos pensamentos, que passavam na cabeça de Renan antes de nos encontrar. Ele nos conta que o paciente sempre está em busca de soluções, e disso bem sabemos.
Quando pensamos na farmácia, uma das principais intenções é que o paciente se sinta cada vez mais acolhido. Ao lembrarmos de momentos que nos causam conforto, também estava presente um lugar que nos fazia sentir seguros.
Se estamos com nossa família, almoçando e todos se sentem bem com a companhia um do outro, sabemos também que o espaço ali é de segurança. E foi isso que levou a Drogabel até nós, uma oportunidade de melhorar, construindo um melhor espaço para atender os pacientes.
E isso é um fato. Quem já usa a plataforma Clinicarx sabe que a sala clínica, como pré-requisito para oferecer serviços farmacêuticos aos pacientes, cria esse ambiente de segurança.
Assuntos de saúde são sensíveis, pois nos deixam vulneráveis, e o profissional farmacêutico é o agente de saúde, que proporciona confidencialidade ao paciente, assim como é quando mantemos sigilo sobre dados do paciente na plataforma Clinicarx.
A transformação na farmácia Drogabel
Mudanças vem para melhorar, mas precisa de um ingrediente especial: confiança. Quando Renan aplicou a plataforma Clinicarx na rotina dos farmacêuticos os resultados foram visíveis em pouco tempo, graças ao seu desejo de melhorias.
Além do fortalecimento da marca Drogabel e no diferencial percebido diretamente pelo paciente, a clínica farmacêutica aumentou em 10% o crescimento das farmácias que implementaram a plataforma.
O sucesso dos serviços farmacêuticos clínicos na rede se espalharam rapidamente. Em pouco tempo, o número de lojas usando Clinicarx dobrou.
Componente para fidelizar clientes na farmácia
A forma como o cliente percebeu a diferença ocorreu, principalmente, por ser uma novidade inesperada. Com tantas discussões que acontecem dentro da Clinicarx, entendemos que o paciente ainda precisa se informar sobre essa nova realidade da farmácia.
E uma das formas de fazer isso é levando a Clinicarx para dentro da farmácia. O paciente percebe a diferença no momento que é avisado que pode fazer um teste de dengue, medição de pressão arterial e glicose ali mesmo onde está.
E para nós, sempre acaba sendo um orgulho ver que nossos esforços estão fazendo efeito na realidade dessa trindade essencial farmácia-plataforma-paciente.
O farmacêutico ganhou muito mais ainda
Não há como destacar que o agente de saúde, responsável por essa grande mudança na vida do paciente, também foi beneficiado desde o início do trajeto Clinicarx.
Quando o paciente chega até a farmácia e realiza o serviço farmacêutico no local, o farmacêutico acaba se tornando a figura principal da prática clínica. Valorizando tanto ele, quanto o paciente que recebe serviços profissionais.
O gestor da Drogabel comentou ainda sobre a importância que esse papel farmacêutico realiza no trabalho de exploração, por estar contando com essa novidade. Na medida que ele explora, gera frutos.
Tudo isso tornou o processo de fidelizar clientes na farmácia mais fácil. De um lado, o paciente que recebe serviços de qualidade e, do outro, o farmacêutico que recebe toda a capacitação necessária para se tornar o herói da história.
Caso tenha gostado da história, veja outros casos de sucesso aqui na Clinicarx e se encante com a prática clínica na farmácia!