Regulamentada desde 2013, por meio da resolução 586/2013, do Conselho Federal de Farmácia, a prescrição farmacêutica é definida como o ato que beneficia os pacientes e promove o autocuidado apoiado no uso de medicamentos e produtos isentos de receita médica.
Nesta prática, o farmacêutico pode selecionar e documentar as mais diversas terapias farmacológicas e não farmacológicas relacionadas ao cuidado à saúde do paciente.
Segundo pesquisa do Ibope/Interfarma, 69% dos brasileiros procura pelo farmacêutico quando vai comprar medicamentos sem receita e 62% solicitam que o profissional recomende o tratamento. Segundo dados da Abrafarma, somente nas grandes redes, estima-se mais de 4 milhões de atendimentos mensais em que clientes buscam auxílio do farmacêutico para o autocuidado.
Pensando em facilitar o processo de atendimento desses pacientes, o Clinicarx lançou em 2019 um novo recurso de prescrição farmacêutica, disponível na última versão do software.
O recurso apresenta a tecnologia SmartRx, desenvolvida pelo Clinicarx, que sugere tratamentos de autocuidado a partir da informação de sinais, sintomas, idade e sexo do paciente, fornecidas pelo farmacêutico. Os usuários do Clinicarx contam agora com essa nova tecnologia embarcada, sem custo adicional.
A funcionalidade fornece uma ampla biblioteca com mais de 500 protocolos e tratamentos sugeridos, para uma série de sinais e sintomas comuns. As prescrições sugeridas incluem MIPs, dermocosméticos, nutricosméticos, suplementos alimentares, fitoterápicos, entre outros.
Dessa forma, o farmacêutico encontra suporte para atendimento de diversas condições de saúde na farmácia. É mais segurança para o farmacêutico, para a farmácia e para o paciente.
Conforme comenta Cassyano Correr, CEO do Clinicarx:
“Estamos dando o próximo passo na qualificação do atendimento farmacêutico feito nas farmácias e consultórios. Com a SmartRx, disponível dentro do Clinicarx, abrimos caminho para o uso da inteligência artificial no atendimento de problemas de saúde de baixa gravidade. A farmácia tem um importante papel a cumprir como porta de entrada do sistema de saúde e acreditamos que a tecnologia poderá ajudar a garantir a qualidade desse acesso”.
Para acessar o recurso, basta que o farmacêutico inicie o atendimento do paciente e escolha a opção prescrever. O software, então, solicita a anamnese sobre os sinais e sintomas do paciente, sexo e idade, mostrando em seguida sugestões de tratamento de autocuidado para o caso.
Cabe ao farmacêutico selecionar a melhor opção, com base em seu julgamento, e facilmente criar uma orientação escrita ao paciente. O sistema sugere tratamentos principalmente com base na denominação genérica da substância ativa.
Além dos protocolos padronizados, o Clinicarx oferece a opção de personalização de acordo com a necessidade do paciente, além da possibilidade do farmacêutico criar e salvar suas próprias prescrições, sejam elas de produtos industrializados ou formulações magistrais.
A farmácia também pode padronizar seus próprios protocolos de atendimento, que ficam disponíveis a todos os farmacêuticos que nela atuam.
Assim, o profissional pode se concentrar no paciente, enquanto a Clinicarx fornece suporte à decisão e cuida da parte burocrática. A prescrição gerada tem um design único, simples e intuitivo, que vai reforçar a autoridade e profissionalismo daquele atendimento, promovendo uso racional do medicamento e aumentando as chances de sucesso do tratamento.
Se quiser saber mais sobre este assunto, conheça um modelo pronto que desenvolvemos para você levar sua prescrição farmacêutica da teoria à prática.