Conversamos com Fernando, supervisor farmacêutico da DrogaFuji, a maior rede de farmácias do Distrito Federal, e ele nos deu sua visão sobre os processos na farmácia e de como a Clinicarx ajudou a simplificar rotinas e padronizar processos.
A DrogaFuji começou suas atividades em 1968 e 4 anos atrás completou 50 anos de existência. Já são 64 lojas espalhadas pelo DF, levando saúde para a população. Se quiser mais informações acesse o site oficial.
Acompanhe o relato de Fernando para entender quais foram as dificuldades enfrentadas e como a plataforma de serviços farmacêuticos Clinicarx ajudou a superar as adversidades.
Como a DrogaFuji conheceu a Clinicarx?
O supervisor farmacêutico da DrogaFuji nos conta que já conhecia a plataforma e quando chegou a hora de implementar serviços farmacêuticos na farmácia já era pedido seu que usassem a Clinicarx.
Desde quando era estagiário, sempre viu como processos executados na loja deveriam ser feitos de forma mais fácil para resolver demandas e ainda reforça, sobre sua forma de supervisionar processos, que se não estiver fazendo de forma simples, está fazendo de forma errada.
O norte sempre foi buscar soluções mais rápidas e eficazes para realizar demandas e, assim como nossa plataforma, sempre olhamos processos como algo a ser otimizado. Enxergamos na tecnologia o estudo da arte de algo, ou seja, aquilo que é feito de forma tão cuidadosa e dedicada que proporciona o conhecimento aprofundado do fazer farmacêutico.
Além da etimologia dessa palavra, mantemos nossos objetivos de oferecer uma ferramenta que possibilita o farmacêutico se sentir amparado e capacitado para realizar ações ainda maiores dentro da farmácia. Vamos ver quais foram os resultados obtidos com o uso da plataforma.
Como ajudamos a padronizar processos e os resultados obtidos?
O volume de atendimentos não só de serviços, mas o aumento do fluxo de clientes na loja foram impactados positivamente. Fernando nos conta sobre as estratégias internas que foram implementadas para atingimento de metas e de como as lojas que utilizaram a plataforma Clinicarx tiveram um maior efeito durante o processo.
Além disso, a Clinicarx se provou como facilitadora na execução dos serviços farmacêuticos. Alguns procedimentos, se fossem feitos sem a plataforma, dificultaria o processo, relata Fernando.
A base de conhecimento que provemos de forma gratuita para nossos clientes ajudou na implementação de serviços farmacêuticos, tendo todo apoio com materiais e sugestões durante o processo.Algumas regras gerais sobre legislação são dispostas como informação para a farmácia se orientar.
O empoderamento do farmacêutico na farmácia
Conversamos também sobre a parte de atendimento que também se mostrou um diferencial, possibilitando uma abordagem mais personalizada para o cliente-paciente dentro da loja. A visão que o farmacêutico tem ao fazer o acompanhamento paciente via plataforma mostra outra realidade do atendimento farmacêutico.
Damos destaque ao Fernando quando comentou sobre sua visão de treinamento de equipe, mostrando o quanto se importa com essa visão que o farmacêutico tem sobre o atendimento, ressaltando a diferença que existe no farmacêutico que está atrás do balcão e aquele que está numa sala de serviços clínicos
Diz ainda que existe um respeito maior do cliente quando o serviço farmacêutico está sendo realizado e de como isso gera mais importância para o profissional que está ali atendendo a população mais próxima, provendo acesso a serviços farmacêuticos essenciais para a manutenção da saúde.
Falando ainda sobre serviços farmacêuticos, Fernando trouxe a grande visão de muitos acharem que serviços farmacêuticos são o “futuro da farmácia”, mas que na realidade “é que isso é o agora”.
Completa ainda dizendo que as farmácias que não adotarem esse modelo estarão ultrapassadas e nos próximos anos, provavelmente, não vão conseguir acompanhar o mercado.
Por fim, a valorização do farmacêutico foi invocada, promovendo os serviços farmacêuticos como combustíveis nessa jornada e de que, até mesmo, os clientes dão pareceres sobre a forma de emitir o laudo, falando sobre a seriedade e profissionalismo que agora são mais evidentes.
Qual o papel do farmacêutico na sociedade?
A última parte de nossa conversa, mas não menos importante, foi sobre a visão de Fernando sobre o papel do farmacêutico na sociedade. Ele nos conta que o farmacêutico tem um papel fundamental na atenção básica, dando ênfase na orientação e no acompanhamento da saúde.
Vemos mais um pilar de sustentação no cuidado farmacêutico. Em especial aqui, Fernando, com sua visão de gestor, se preocupando integralmente com a capacitação do seu time de farmacêuticos para realizar suas atividades cada vez melhor, contando com ferramentas que possuem tudo aquilo que o farmacêutico precisa.