O acompanhamento de gestante na farmácia é um serviço que os farmacêuticos podem oferecer para garantir ainda mais segurança na monitorização da saúde da gestante.
A gestação pode durar até 42 semanas e provoca dezenas de mudanças, decorrentes de causa multifatorial, no corpo de uma mulher. Tudo com um único objetivo: gerar um novo ser humano.
A dúvida sobre a gravidez geralmente está associada ao atraso menstrual, mas algumas mulheres podem apresentar alguns sintomas como: sensibilidade ou dor nas mamas, náusea, fadiga, sonolência, entre outros.
O diagnóstico clínico da gravidez é feito pelo médico e consiste na associação entre a história clínica da paciente, anamnese e os resultados laboratoriais confirmatórios. Para rastreamento, existe o teste de urina e testes rápidos de β-HCG – ambos podem ser encontrados na farmácia.
O farmacêutico que realiza os testes rápidos de β-HCG oferece uma opção altamente vantajosa para quem busca atendimento de saúde de qualidade e segurança, e ganha potenciais pacientes para o serviço de acompanhamento de gestante na farmácia.
Inclusive clicando aqui é possível encontrar uma farmácia parceira da Clinicarx para realizar este e tantos outros testes rápido
Por que oferecer acompanhamento de gestante na farmácia?
A grande transformação pela qual a mulher passa durante a gestação implica na necessidade de diferentes acompanhamentos. O trabalho multiprofissional é fundamental para garantir que a gestante receba cuidados integrais.
Isso porque as mudanças no organismo de uma gestante podem provocar alguns distúrbios que resultam em doenças ou risco de vida para a mãe e para o feto.
Exemplos: os distúrbios hipertensivos da gestação constituem algumas das principais causas de mortalidade materna e perinatal em todo o mundo e o Diabetes Mellitus (DM) pode acometer até 25% das gestantes.
Além disso, existe uma alta taxa de mulheres grávidas que relatam enjoos, azia e constipação durante o período gestacional. Esses desconfortos podem ser fontes para automedicação.
Neste contexto, o farmacêutico pode ser um profissional chave para alertar quanto à segurança do uso dos medicamentos e fazer orientações adequadas para as gestantes.
Esses fatos destacam a importância do acompanhamento de gestante na farmácia. O serviço colabora com o trabalho médico, mas não substitui o pré-natal e tem por objetivo acompanhar a gestação do início ao fim, considerando condições clínicas presentes na paciente antes da gestação e condições que possam surgir durante a gestação.
Acompanhamento da glicemia
Devido à alta taxa de DM na gravidez e às complicações que a descompensação da glicemia pode causar, o acompanhamento de gestante na farmácia junto à avaliação glicêmica é indispensável e favorece a diminuição do risco de malformação fetal.
De modo geral, a DMG é detectada entre a 24ª e a 28ª semanas de gestação, a partir da realização do teste oral de tolerância à glicose (TOTG) quando o resultado revela resultados anormais.
Esse teste é recomendado para toda mulher sem diagnóstico prévio de DM ou de DMG no período gestacional citado anteriormente.
O diagnóstico de diabetes gestacional estabelecido se dá quando no mínimo um dos valores a seguir encontrar-se alterado:
- Glicemia em jejum 92-125 mg/dL;
ou
TOTG (Teste Oral de Tolerância à Glicose com 75 gramas de glicose anidra) após a 24ª semana:
- Glicemia em jejum 92-126 mg/dL;
ou
- Glicemia 1 hora ≥ 180 mg/dL;
ou
- Glicemia 2 horas 153 -200 mg/dL.
As gestantes que não conseguem controlar os valores glicêmicos adequadamente com dieta e atividade física têm indicação para uso de insulinoterapia.
Esse é um ponto de atenção para o acompanhamento de gestante na farmácia: educação sobre o uso de insulina e o rodízio dos locais de aplicação.
Fatores de risco para DMG
• Idade materna avançada; •Presença de condições associadas à resistência à insulina; |
As mulheres com DM pré-gestacional, tanto tipo 1 como tipo 2, devem ser alertadas sobre a importância de um controle glicêmico estreito antes da concepção.
Recomenda-se, ainda, HbA1c < 6,5% para menor risco de anomalias congênitas e a HbA1c deve ser medida pelo menos uma vez a cada trimestre.
A avaliação e reavaliação de pacientes gestantes é relevante ao passo em que durante a gestação as inúmeras mudanças podem levar ao desenvolvimento de comorbidades e ao agravo de condições pré-existentes, o que pode requerer novas e diferentes intervenções em saúde.
Para mulheres que desenvolveram DM na gestação, a monitorização da glicemia capilar é recomendada quatro vezes ao dia: em jejum e após as três principais refeições (desjejum, almoço e jantar).
Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, as metas dos níveis glicêmicos para glicemia capilar na gestante são:
- Jejum < 95 mg/dL.
- 1 hora pós-prandial < 140 mg/dL.
- 2 horas pós-prandial < 120 mg/dL.
Testes rápidos e checkups de glicemia capilar são ferramentas essenciais para o acompanhamento de gestante na farmácia.
Leia o artigo super interessante sobre serviços de Check-up para Diabetes e Saúde do Coração clicando aqui
Acompanhamento dos valores da pressão arterial
O acompanhamento dos valores da pressão arterial é fundamental porque estima-se que a pré-eclâmpsia (PE) complica de 2 a 8% das gestações globalmente.
Define-se hipertensão gestacional a pressão arterial sistólica (PAS) ≥140 mmHg e/ou pressão arterial diastólica (PAD) ≥90 mmHg em mulher com PA previamente normal, após 20 semanas de gestação, medida em duas ocasiões com pelo menos 4 horas de intervalo.
De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, a meta do controle da hipertensão arterial na gestação deve ser a PAS > 120 e < 160 mmHg, e PAD > 80 e < 110 mmHg, já que tanto a hipertensão quanto a hipotensão induzida podem prejudicar a perfusão placentária e, consequentemente, o crescimento fetal.
O serviço de medida da pressão arterial é um serviço farmacêutico básico, mas com grande poder de impactar a saúde das gestantes.
Medicamentos na gestação
A automedicação na gestação deve ser fortemente desencorajada uma vez que o risco-benefício deve sempre ser avaliado por um profissional habilitado.
É necessário analisar a segurança para a mulher e para o feto porque existe alta probabilidade de danos como, por exemplo, malformação congênita e aborto.
Algumas medidas não-farmacológicas que podem ser úteis para o manejo de alguns sintomas:
- Enjoo: alimentar-se em pequenas quantidades, a cada 2 ou 3 horas e dar preferência para alimentos frios e secos, especialmente pela manhã.
- Azia: fazer refeições pequenas e com baixo teor de gordura; evitar cafeína e bebidas gasosas.
- Constipação intestinal: ingerir de 2 a 3 litros de água diariamente e alimentos ricos em fibras.
Para mulheres que necessitam fazer o uso de medicamentos, a análise da segurança é imprescindível.
A Food and Drug Administration (FDA) classifica os medicamentos em 5 categorias de acordo com o risco do uso na gravidez. As categorias de risco são A, B, C, D e X.
Classificação do uso de medicamentos durante a gestação e as características da segurança do medicamento
|
Atenção: a dipirona, medicamento muito conhecido e amplamente utilizado, encontra-se na categoria D, devendo ser evitada em gestantes. Isso demonstra a necessidade do cuidado quando o tema é medicamentos e gestantes.
Serviço de acompanhamento de gestantes na farmácia com a Clinicarx
A Clinicarx tem o serviço de acompanhamento de gestantes padronizado na plataforma para ajudar o farmacêutico a prestar assistência com qualidade e segurança.
Com esta funcionalidade, é possível medir a pressão arterial e a glicemia, além de calcular a idade gestacional e o Índice de Massa Corporal (IMC).
Também é possível visualizar o calendário vacinal de gestantes para analisar o estado vacinal da mulher e determinar a necessidade de aplicação de vacinas de rotina.
Primeira avaliação
A primeira avaliação tem como objetivo identificar a etapa da gestação e orientar sobre os exames, vacinas, acompanhamentos e produtos recomendados à gestante.
Para isso, a plataforma tem maneiras de calcular o período de gestação.
Caso a mulher tenha feito ultrassonografia, o farmacêutico pode registrar a idade do embrião e a plataforma informa a provável data da concepção e a data provável para o parto.
O objetivo da avaliação também é identificar condições clínicas presentes antes da gestação para que o farmacêutico seja capaz de conhecer o quadro clínico da gestante e traçar um plano de cuidado e acompanhamento.
Consultas de retorno
As avaliações de retorno visam acompanhar a evolução da gravidez, incluindo parâmetros como peso, pressão arterial, frequência cardíaca e glicemia.
Além disso, as consultas de retorno destinam-se a auxiliar na resolução de sintomas de baixa gravidade que possam ocorrer até a data do parto.
Com a Clinicarx, todos os registros, avaliações e informações são impressas na Declaração de Serviço Farmacêutico (DSF) e podem apoiar o acompanhamento médico de pré-natal com relatórios de saúde.
A Clinicarx oferece uma solução completa para que a sua farmácia consiga se tornar um Hub de saúde.
Além disso, auxiliamos você na geração de demanda, fornecendo materiais de marketing customizáveis e conectando sua farmácia com mais pacientes através de seu marketplace, único no país. Clique aqui e saiba mais.
Tenha a seu favor uma plataforma única, que traz todos os serviços prontos e padronizados, software clínico de atendimento, prontuário do paciente e treinamento para a sua equipe .
Mais serviços, mais clientes, mais fidelização!
Agende uma conversa conosco clicando aqui e descubra como podemos ajudá-lo a oferecer serviços de qualidade e excelência.
E caso queira saber mais sobre de como tornar a sua farmácia um hub de saúde, clique aqui e baixe agora o ebook gratuito: “Farmácias Hubs de Saúde – o guia definitivo”.
Até a próxima