O orçamento anual para farmácia ajuda você a visualizar e identificar os pontos de melhoria, atenção e oportunidades para o seu negócio.
Um orçamento empresarial, ou um orçamento anual, baseia-se em dados passados, porém, também se embasa na análise crítica e das perspectivas de mercado e dos objetivos do negócio.
Por exemplo, na sua farmácia, você vai estudar seus dados financeiros e operacionais passados, junto com uma análise atual a partir da visão integral da sua empresa, com um olhar crítico e foco no mercado.
Os objetivos que você tem para sua farmácia também devem ser considerados, seus investimentos num futuro próximo e investimentos já em andamento.
Um orçamento anual para farmácia deve levar em consideração pontos importantes e indispensáveis do planejamento financeiro da sua empresa.
Neste artigo você vai ver:
Vamos lá?
Passo a passo para montar seu orçamento anual
Você precisa conhecer seu negócio, saber da vida financeira da sua farmácia, identificar seus limites, problemas e, claro, as possibilidades de crescimento.
Passo 1 – Objetivos, estimativas e metas
Primeiramente, você precisa estimar a quantidade de vendas que sua farmácia pode ter no próximo ano, produtos, lançamentos, serviços, valores, o que será vendido ao longo do ano. Para isso, é bacana conversar com suas equipes de comercial e vendas.
As metas são um fator importante, para que você projete e saiba exatamente onde está sua empresa e onde ela pode chegar a partir do seu orçamento anual.
Além disso, na farmácia, a criação de metas motiva o time dos seus funcionários e cria mais previsibilidade em termos de resultados.
Uma forma de calcular a meta é considerar o resultado do mês anterior, acrescentar um % de crescimento desejado e acompanhar o alcance desse resultado.
As metas mais comuns são aplicadas para número de atendimentos e faturamento. Mas você pode ter metas para todos os indicadores do seu painel de gestão de serviços.
Calcule o preço do seu produto ou serviço farmacêutico
Precificar seus serviços de atenção farmacêutica é de suma importância para que você saiba o preço do seu produto.
Você deve considerar pontos como:
- custo direto do tempo do farmacêutico;
- custo dos materiais consumidos para prestação dos serviços;
- investimento feito em estrutura e converta em custo mensal;
- custos fixos;
- custos totais da precificação.
> Veja aqui cada etapa da sua precificação de serviços de atenção farmacêutica.
Passo 2 – Identifique seus custos fixos e variáveis
Os custos estão diretamente ligados à receita da sua empresa e à atividade operacional. Para comércio e varejo, por exemplo, são os custos da sua mercadoria, se você é prestador de serviços, são os custos com a mão de obra direta empregada.
Custos fixos:
- aluguel do ponto comercial;
- salários dos funcionários;
- custos com telefone e internet;
- folha de pagamento;
- gastos com hospedagem de site;
- serviços de contabilidade;
- seguros;
- consumo de água, gás e energia elétrica;
- gastos com impressão e papelaria;
- gastos com marketing e publicidade.
Custos variáveis:
- Custo das Mercadorias Vendidas (CMV);aquisição de matéria-prima;
- tributos federais, estaduais e municipais;
- fornecedores;
- contratação de freelancers;
- custos com transporte de medicamentos ou produtos;
- reformas no ponto comercial;
- participação em eventos para empreendedores.
> O seu quadro de funcionários merece atenção especial nesse momento, se há a previsões de aumento da equipe, demissões.
É importante que você faça um cronograma anual também, com as datas de cada período em que está programada cada ação ou investimento. Isso ajudará você a evitar gastos extrapolantes e desorganizados.
Por exemplo, caso você esteja em processo de reformar ou estruturar sua sala clínica ou consultório farmacêutico, é importante determinar essas etapas, os gastos e as projeções.
> Para oferecer o serviço de vacinação na farmácia, não esqueça que é necessário ter uma sala específica para esse procedimento.
Passo 3 – Faça o diagnóstico da sua farmácia
É muito importante que você analise até os últimos três anos a saúde financeira do seu negócio.
É preciso analisar:
- a média de vendas dos anos anteriores;
- o lucro médio alcançado;
- os gastos com tributação;
- as sazonalidades nas vendas e dos produtos;
- possíveis gastos ordinários.
A tributação dos serviços farmacêuticos
Os serviços farmacêuticos “ambulatoriais” são sujeitos ao pagamento de ISS (imposto sobre serviços) ao município, quando da emissão de nota fiscal ou equivalente ao paciente.
Produtos utilizados durante e para a prestação de serviços são considerados insumos e não estão sujeitos a ICMS nesses casos específicos, pois não estão sendo vendidos diretamente ao consumidor, mas consumidos para prestação de serviços.
> Leia mais detalhes neste parecer jurídico sobre a incidência do ISS sobre serviços farmacêuticos.
Entende-se que a manipulação de medicamentos para um paciente individual também é considerada prestação de serviços.
Foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico de 5 de outubro de 2020 o Acórdão relativo ao Recurso Extraordinário 605.552, que tratava da tributação sobre a manipulação de fórmulas das farmácias magistrais.
Decidiu-se que o tributo devido é o ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) quando houver manipulação de fórmulas individualizadas para atendimento de prescrição de profissional habilitado, e ICMS quando se tratar de formulações preparadas previamente pela farmácia e expostas para venda.
Visão geral da sua gestão orçamentária, como fazer?
É importante e facilita o seu processo contar com ferramentas de gestão financeira de negócios, onde você consegue rentabilizar e analisar todos os dados financeiros para o seu orçamento anual e acompanhamento.
> Caso você não tenha um software disponível, você pode contar com o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e fazer isso manualmente pela planilha.
O que é e como fazer o Demonstrativo de Resultado do Exercício
Com o DRE você consegue projetar receita, custos e despesas. Além disso, uma análise financeira total da sua empresa também precisa do Balanço Patrimonial (BP) com os passivos financeiros e ativos.
Lembrando que os passivos financeiros são tudo aquilo que é custo para sua empresa, como contas de luz, energia elétrica, aluguel, transporte, ou seja, não geram lucros.
Os ativos são aqueles que agregam lucro para sua empresa, como, por exemplo, títulos públicos ou privados, ações ou ainda fundos de investimento.
Assim você consegue projetar isso para os próximos períodos, identificar o comportamento desses fatores, onde você vai investir seu lucro, analisar novos projetos.
Com isso, você terá seu Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), a partir dele você verá:
- Sua necessidade de caixa;
- A operação está dando resultados;
- Se você precisa de financiamento ou de investimento;
- Definir valores dessas ações.
O seu Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) deve considerar:
Entradas | Saídas | Fluxo de Caixa |
Vendas | Saídas operacionais | +Recebimentos do período |
Empréstimos | Despesas administrativas e comerciais | – Pagamentos do período |
Venda de imobilizado | Pagamentos de juros | = Fluxo de Caixa |
Aporte de sócios | Pagamento de empréstimos | |
Outras entradas de recurso | Pagamentos de pró-labore | |
= Recebimentos do período | = Pagamentos do período |
Essa visão em 360° do seu negócio irá auxiliar na gestão do orçamento anual para farmácia.
O Painel Gerencial da Clinicarx
O painel da Clinicarx é onde você encontra os indicadores, métricas e principais relatórios dos seus serviços farmacêuticos clínicos.
Nesse painel, você encontra e gerencia indicadores de produtividade, saúde e financeiro. No seu relatório financeiro, pela Clinicarx, você pode analisar:
- Os números de faturamento, faturamento por paciente, ticket-médio por atendimento, entre outros, mostram o quanto os serviços têm produzido em receitas diretas para a farmácia.
- Evolução do faturamento direto com a venda dos serviços de atenção farmacêutica. No período que o administrador seleciona, tem se o faturamento total, o faturamento por paciente e o ticket médio por atendimento.
> Esses indicadores podem ser comparados com o ticket médio da farmácia, por exemplo, a fim de revelar o perfil dos pacientes atendidos nos serviços.
- Nesta tabela de indicadores, você terá um raio X de todos os serviços que você cadastrou na Clinicarx. Você poderá comparar os atendimentos vinculados a cada serviço em relação às metas estabelecidas e identificar os serviços mais demandados ou rentáveis.
Entre outros dados e métricas.
Passo 4 – Reúna os dados do orçamento anual da sua farmácia
Esse é o momento de reunir todos os dados da sua análise e listar com os números corretos da sua farmácia para visualizar de forma integral e clara para o seu orçamento anual.
É importante entender os custos e as métricas dos seus serviços de atenção farmacêutica, assim como seus Indicadores-Chave de Desempenho.
É imprescindível acompanhar os resultados do seu negócio, pois permitem saber o que está funcionando e o que não está.
Fique sempre de olho nos seus serviços que são carros-chefe, ao mesmo tempo em que diversifique seu mix de serviços.
Passo 5 – Conte com uma plataforma que realize tudo isso em um lugar só!
A Clinicarx é uma plataforma de serviços de atenção farmacêutica, para que farmacêuticos e outros profissionais da saúde possam implantar e oferecer esses serviços. Além disso, é possível fazer a gestão completa da saúde financeira da sua farmácia.
Assim, você consegue realizar uma gestão inteligente e profissional de seu negócio baseado em serviços de saúde. Todos os dados irão alimentar seus indicadores e relatórios para uma gestão eficiente do seu negócio.
Saiba mais e conheça as soluções que a Clinicarx oferece para você e sua farmácia.